segunda-feira, 22 de julho de 2013

O "pequeno ponto azul" visto de Saturno

Imagem única, obtida em 19 de Julho de 2013, em que a sonda Cassini captou os anéis de Saturno, o nosso planeta Terra e a Lua no mesmo quadro - Crédito: NASA / JPL-Caltech / Space Science Institute

Imagem rara a cores obtida pela câmara grande angular da sonda Cassini, da NASA, em 19 de Julho de 2013, onde os anéis de Saturno, o nosso planeta Terra e sua Lua surgem no mesmo enquadramento. O nosso planeta surge como um "pequeno ponto azul", com uma ténue saliência do lado direito, que é a Lua.
Nas imagens Cassini, a Terra e a Lua aparecem como simples pontos - a Terra em azul pálido e a Lua a branco - visíveis entre os anéis de Saturno.
As imagens foram tiradas combinando filtros de cores vermelho, verde e azul para dar uma visão de cor natural. A sonda Cassini encontrava-se a cerca de 1212 mil km de Saturno e a 1.440 milhões km da Terra.
Foi a primeira vez que uma câmera de alta resolução da Cassini captou a Terra e a sua lua como dois objectos distintos. Os dois podem ser claramente vistos na imagem seguinte, que foi ampliada cinco vezes.

As câmeras de ângulo estreito da sonda Cassini, da NASA, captaram esta rara visão da Terra e Lua a partir da órbita de Saturno, em 19 de Julho de 2013 - Crédito: NASA / JPL-Caltech / Space Science Institute

Embora não se consiga distinguir nada, esse "pequeno ponto azul" representa todos nós em 19 de Julho de 2013. Tal como disse Linda Spilker, cientista do projeto Cassini, " a imagem da Cassini lembra como é minúsculo o nosso planeta na vastidão do espaço, e também demonstra o engenho dos seus cidadãos para enviar uma nave robótica tão longe de casa para estudar Saturno e enviar de volta uma foto da Terra".
Fonte: NASA

Sem comentários: