domingo, 25 de julho de 2010

Candidatura ibérica das pistas de pegadas de dinossauros

Os especialistas estão confiantes na aprovação da candidatura ibérica das pistas de pegadas de dinossauro. Os professor Galopim de Carvalho, ex-director do Museu de História Natural, e o investigador do Museu da Lourinhã, Octávio Mateus, consideram as jazidas portuguesas e espanholas suficientemente importantes para serem reconhecidas pela Unesco.
São três as jazidas portuguesas que fazem parte da candidatura - uma na Serra d´Aire, outra em Vale de Meios, no distrito de Santarém, e outra no Cabo Espichel, em Sesimbra, no distrito de Setúbal.

Pegadas de dinossauros em Sintra

De acordo com Octávio Matos, Portugal está entre os países mais ricos em espécies de dinossauros, depois de países como os Estados Unidos, a Argentina, Canadá, Mongólia e China. Portugal é “um país rico em ossos de dinossauros, mas também em ovos e em pegadas, área em que também tem um dos melhores registos mundiais”. Para o investigador “esta candidatura é uma forma de garantir que não se perde esse conhecimento científico para todo o sempre”.
Em 2008, a Comissão Nacional da UNESCO de Portugal, reconheceu que as jazidas portuguesas com pegadas de dinossauros são “locais de excepcional interesse geológico e paleontológico e têm valor universal do ponto de vista científico, didáctico e patrimonial, pois constituem relevantes vestígios de locomoção de dinossauros”.
O Comité do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, reúne-se em Brasília, no Brasil, de 25 de Julho a 3 de Agosto, para analisar as diversas candidaturas, entre as quais a candidatura ibérica, a integrarem a lista do Património Mundial da UNESCO. (fonte: notícia publicada no Público.pt)

links relacionados:
A IMPORTÂNCIA DAS JAZIDAS DO JURÁSSICO MÉDIO
Equipa espanhola e Museu Nacional de História Natural digitalizam pegadas de dinossauros
Estão em França as maiores pegadas de dinossauro do mundo
Pegadas de dinossauros ainda esperam construção de museu

Sem comentários: