terça-feira, 22 de junho de 2010

Portugueses pouco interessados em Ciência e Tecnologia

De acordo com os resultados divulgados pelo Eurobarómetro ontem (21/06/2010), os portugueses são dos europeus menos interessados por ciência e tecnologia, onde 35% não se interessa pelo assunto, o quarto valor mais elevado entre os 27 da UE. Apenas 14% se diz muito interessado pelas questões científicas e tecnológicas, sendo a média europeia de 30%.
Os portugueses são também os europeus que se consideram menos informados sobre as descobertas científicas e progresso tecnológico, só 3% se acha bem informado. Pode ler a notícia completa em Público.pt .
Aparentemente esta notícia está de acordo com outra divulgada também pelo Público.pt, em 11/03/2005, onde Portugal já se destacava como um dos países menos preocupado com assuntos científicos, com apenas 17 por cento da população interessada.
No entanto, o artigo publicado no País Positivo, com data de 18/11/2008, permite verificar que talvez os jovens portugueses sejam excepção. Pode ler-se "Quase nove em cada 10 jovens portugueses (86%) afirmam-se interessados em acompanhar o noticiário sobre ciência e tecnologia, o valor mais elevado na União Europeia, onde em média o interesse atinge 67% dos jovens" (texto completa aqui).

Sem comentários: