segunda-feira, 31 de outubro de 2011

China lança primeira nave que irá encaixar no espaço, levando a bordo experiências alemães

Ilustração da nave chinesa Shenzhou 8, a primeira missão de encaixe espacial, no módulo experimental tiangong-1 - Fonte: wikipédia

A China vai lançar a nave não tripulada Shenzhou-8, na terça-feira, 1 de Novembro, através do foguetão Long March 2F, a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no Deserto de Gobi.
Dois dias depois, Shenzhou-8 vai tentar acoplar-se com o módulo experimental espacial Tiangong-1(Palácio Celestial), lançado em 29 de Setembro de 2011, e que se encontra numa órbita situada a 343 quilómetros da Terra.
Esta manobra de acoplamento entre Shenzhou 8 e Tiangong 1 é considerada um passo significativo no programa espacial da China, que pretende construir a sua própria estação espacial tripulada em órbita até 2020 e, para isso, é essencial dominar as técnicas de aproximação e acoplamento no espaço.
A Alemanha vai colaborar com a China no programa da Shenzhou-8 com 17 experiências espaciais. É o primeiro plano de cooperação espacial chinês no campo da microgravidade e da vida no espaço.
Se o acoplamento da Shenzhou 8 for bem sucedido, o programa espacial chinês continuará em 2012, com o acoplamento de mais duas naves espaciais, Shenzhou 9 e Shenzhou 10, esta última provavelmente tripulada.
A tripulação já foi selecionada e está a receber treino para a viagem espacial, que será a quarta tripulada depois das de 2003 e 2005, e do passeio espacial de 2008.
Fonte: Estadão.br  /  Space.com

Somos 7 biliões

Vídeo informativo da National Geographic sobre a população mundial

A Organização das Nações Unidas (ONU) considerou 31 de Outubro como o dia em que a população mundial atinge os sete biliões de pessoas. Assim, saudou simbolicamente a pequena filipina, Danica May Camacho, nascida depois da meia-noite em Manila, como o bebé sete mil milhões.
O relatório sobre o Estado da População Mundial, divulgado pela ONU, aponta a necessidade de planejar e investir mais nas pessoas para lidar com a crescente população humana, num mundo de recursos limitados, e as suas consequências - necessidade de mais alimentos, água e energia e uma maior produção de lixo e poluição.

Link relacionado:
Afinal, onde nasceu o bebé sete mil milhões?
Se o bebé sete mil milhões nascesse em Portugal, talvez emigrasse
Infografia: a população portuguesa em 24 horas
Saiba qual é o seu número entre a população mundial

Abutre-preto recomeçou a reproduzir-se em Portugal

Depois de 40 anos, o abutre-preto está a começar a reproduzir-se em Portugal - Fonte: wikipédia

“Idanha”, “Tejo” e “Aravil” são abutres-pretos nascidos em Portugal nos dois últimos anos, os primeiros desde 1973.
No Parque Natural do Tejo Internacional, junto à fronteira, está a iniciar-se uma pequena colónia com três casais reprodutores de abutre-preto (Aegypius monachus), espécie classificada como "criticamente em perigo" e que conseguiram reproduzir-se no nosso país, depois de uma ausência de 40 anos.

O Fantasma de Cepheus no Dia das Bruxas

Fantasma de Cepheus, imagem astronómica do dia das Bruxas 2011

Para celebrar o Dia das Bruxas na Terra, uma 'fantasia' cósmica. O "Fantasma de Cepheus", formado por nuvens de poeira cósmica, com formas fantasmagóricas, localizadas na nuvem molecular de Cepheus, a 1200 anos-luz de distância, na constelação de Cepheus.
Na ponta direita da nuvem escura, em colapso, é provável que se encontre um sistema estelar binário nas primeiras fases de formação.

Dia das Bruxas 2011

Animação engraçada do Google, neste Dia das Bruxas ( Halloween) onde as abóboras iluminadas têm um papel de destaque.

Hoje celebra-se o Halloween, um evento tradicional e cultural de países anglo-saxónicos, com especial importância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido.
Em Portugal a celebração, conhecida como o Dia das Bruxas, surge, por vezes, associada ao ensino/aprendizagem da Língua Inglesa, em muitas escolas, onde as Jack-o'-lantern, as abóboras decoradas e iluminadas, despertam particular interesse.

domingo, 30 de outubro de 2011

Nave russa Progress 45 foi lançada com sucesso

Foguetão Soyuz e nave de carga Progress 45 partem para a ISS (reprodução)

A nave espacial russa Progress 45 foi lançada hoje (30), com sucesso, num foguetão Soyuz, a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão. Todos os procedimentos decorreram com normalidade, e a nave de carga deverá chegar à Estação Espacial Internacional, no próximo 2 de Novembro.
A Progress 45 transporta água e alimentos, equipamentos científicos, oxigénio, material médico e de higiene para os astronautas. Na viagem também vai o microssatélite Chibis-M para estudar as tempestades de raios, assim como dois iPads para entretenimento da tripulação.

sábado, 29 de outubro de 2011

Naves de carga russas Progress voltam a voar até à Estação Espacial Internacional

Nave espacial de carga Progress 45 e foguetão lançador russo Soyuz, a caminho da base de lançamento do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Partirão para a ISS, em 30 de Outubro de 2011 - Crédito: NASA

As naves espaciais de carga russas Progress vão voltar a voar para a Estação Espacial Internacional. No domingo, 30 de Outubro a nave Progress 45, lançada pelo foguetão Soyuz, partirá do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, devendo acoplar na ISS no dia 2 de Novembro de 2011. A nave não tripulada transporta quase três toneladas de alimentos, combustível e abastecimentos para os tripulantes da estação orbital.
É o primeiro lançamento do foguetão Soyuz, com esta configuração, desde o acidente, em 24 de Agosto de 2011, de que resultou a queda da nave Progress 44 e a destruição de toda a sua carga destinada à ISS. O acidente, o primeiro sofrido por estas naves, deveu-se a uma falha no motor da última parte do foguetão devida a um defeito de fabrico, tal como concluiu a pesquisa realizada para esclarecer o desastre.
Em meados de Novembro de 2011, está programado o lançamento da nave espacial Soyuz TMA-22, levando a bordo três novos tripulantes que se irão juntar aos outros três que permanecem na ISS. Será o primeiro voo tripulado das naves Soyuz após o acidente e que irá restabelecer a tripulação usual de seis astronautas que trabalham no laboratório espacial.
Fonte: NASA

Momento musical


A Rapsódia Hungara nº2, de Franz List, e os maravilhosos Tom e Jerry na excelente e divertida animação de 1946, "Cat Concerto" (Concerto do gato) que ganhou o Óscar de melhor curta-metragem nos desenhos animados nesse ano.

Ambientalistas ajudam sapos a atravessar uma estrada, em Taiwan


Durante o mês de Outubro, ambientalistas voluntários ajudam os Sapos Sauteris a atravessar uma estrada no condado de Hsinchu, em Taiwan (ilha Formosa). Os sapos reproduzem-se num riacho próximo e correm perigo de vida ao atravessar o asfalto e a tentar ultrapassar os obstáculos de cimento que o crescimento local colocou no seu habitat.
Os organizadores deste projecto, que já tem três anos, pedem a construção de um corredor ecológico para proteger os animais. Afirmam que o desenvolvimento no interior de Taiwan está a ameaçar a espécie.
Fonte: ÚltimoSegundo

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Asteróide Lutetia, um pedaço do Sistema Solar primitivo

Imagem do asteróide Lutetia captada pela sonda Rosetta da ESA - Crédito: ESA 2010 MPS for OSIRIS Team MPS/UPD/LAM/IAA/RSSD/INTA/UPM/DASP/IDA

A Agência Espacial Europeia divulgou um novo estudo sobre o asteróide Lutetia 21, baseado nas observações da sonda Rosetta que sobrevoou o asteróide, em 10 de Julho de 2010, à distância de 3170 Km. Os primeiros resultados da sua análise, publicados em três artigos da revista 'Science' , sugerem que este corpo espacial irá fornecer pistas importantes para a compreensão da origem do nosso Sistema Solar.

Houdini, o filhote de foca que conseguiu libertar-se de armadilha


Um filhote de foca ficou preso numa armadilha para lagostas na costa da Escócia. A mãe permaneceu sempre ao lado da cria, até que ela conseguiu libertar-se passada uma hora.
As imagens foram captadas pelas câmeras de vigilância do Centro Escocês de Aves Marinhas, em East Lothian. Os funcionários que assistiram à cena, ao vivo, baptizaram a pequena cria de Houdini, em homenagem ao famoso ilusionista que conseguia libertar-se de algemas e caixas fechadas.
Fonte: ÚltimoSegundo

NASA lançou o primeiro satélite de observação das alterações climáticas

Foguetão Delta II sobe, no céu, transportando o satélite NPP, em 28 de Outubro de 2011 - Crédito: NASA/Bill Ingalls

A agência espacial americana NASA lançou na madrugada desta sexta-feira (28), a partir da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, o primeiro satélite de observação das mudanças climáticas e que também ajudará a melhorar as previsões meteorológicas.
O satélite (National Polar-orbiting Operational Environmental Satellite System Preparatory Project) NPP foi lançado por um foguetão Delta II, que o colocará numa órbita a 824 Km de altitude.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O coração da cobra pitão-birmanesa poderá ajudar no tratamento do coração humano


Após uma grande refeição, os ácidos gordos na corrente sanguínea de cobras pítão-birmanesa (na imagem) estimulam o crescimento dos seus corações. - Fonte: wikipédia

Um novo estudo com cobras pitão-birmanesa, recentemente alimentadas, sugere que uma mistura de ácidos-gordos que circula no seu sangue, após as refeições, provoca o crescimento do coração, o que pode dar pistas para o tratamento de doenças cardíacas nos seres humanos.

Focas são analisadas há 60 anos em ilhas da Grã-Bretanha


Há 60 anos, cientistas britânicos iniciaram o estudo das populações de focas das Ilhas Farne, na costa nordeste da Grã-Bretanha.
Actualmente a pesquisa continua com uma equipa de supervisores National Trust, a entidade que cuida de conservação ambiental e de construções históricas da Grã-Bretanha.
David Steel, chefe dos supervisores do National Trust, vive e trabalha nas ilhas nove meses por ano. Para ele, o trabalho que começou em 1951 foi pioneiro. Utilizando manchas de tinta de cores variadas e aparelhos rastreadores colocados nos animais, foi possível descobrir muito sobre a vida das focas da ilha como, por exemplo, para onde se deslocam quando partem e qual a sua dieta, informações importantes para a protecção da região e outros lugares do Mar do Norte frequentados por essas focas.
Fonte: ÚltimoSegundo

Inundação na Tailândia observada pelo satélite Terra


As chuvas de monção têm provocado inundações catastróficas no sudeste da Ásia, desde Julho de 2011. Na Tailândia, cerca de um terço de todas as províncias estão afectadas.
Em 23 de Outubro de 2011, a nave espacial Terra, da NASA, fotografou a aproximação das águas da inundação da capital Bangkok, à medida que o rio Ayutthaya transbordava. Nesta imagem, a vegetação está a vermelho, e as áreas inundadas estão representadas a preto e azul escuro. O azul mais claro mostra os sedimentos encharcados de água, e as áreas cinza são casas, prédios e estradas. A imagem cobre uma área de 56,7 por 106,9 km e está localizada a 14,5 graus de latitude norte e 100,5 graus de longitude leste.
Fonte: NASA

Link relacionado:
Milhares de pessoas abandonam Banguecoque antes das cheias

Astrónomos aguardam passagem de asteroide gigante, em 8 de Novembro

Diagrama da órbita actual do asteróide 2005 YU55, que se aproxima da Terra, em 8 de Novembro de 2011. As órbitas representadas são codificados por cores. Para os planetas são linhas brancas, e para o asteróide é uma linha azul. A linha branca brilhante indica a parte da órbita que está acima do plano da eclíptica, e a cor cinza a parte que está abaixo do plano da eclíptica. A linha azul claro indica a parte da órbita do asteróide acima do plano da eclíptica, e azul escuro a parte abaixo do plano da eclíptica - Crédito: NASA/JPL-Caltech

O asteróide gigante 2005 YU55 passará perto da Terra no próximo dia 8 de Novembro. A rocha espacial, com cerca de 400 metros de largura e do tamanho de um porta-aviões, na sua trajectória dentro do Sistema Solar, fará uma aproximação máxima ao nosso planeta que não será mais perto que 324.600 km, um pouco inferior à distância Terra-Lua.
Para os cientistas, não há perigo de impacto do asteróide na superfície terrestre. Além disso, a sua influência gravitacional não terá qualquer efeito detectável na Terra, incluindo as marés ou as placas tectónicas. A vinda de 2005 YU55 é um bom momento para conhecer melhor esse tipo de rochas espaciais.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Furacão Rina observado pela Estação Espacial Internacional


Imagens do furacão Rina, captadas por câmeras externas na Estação Espacial Internacional, em 25 de Outubro de 2011, voando a 248 milhas de altitude, sobre o mar das Caraíbas, a leste de Belize.
Este furacão do final da temporada e que continua a intensificar-se, foi localizado a 300 milhas a leste-sudeste de Chetumal, Mexico, movendo-se lentamente para oeste-noroeste.
Rina apresenta ventos de 105 quilómetros por hora, e possibilidade de chuvas fortes, prevendo-se que vai intensificar-se para um grande furacão à medida que se aproxime da Península de Yucatán, no México.

Política à parte, a Coreia do Norte precisa de ajuda alimentar

In Público.pt
"A verdade é que "a Coreia do Norte não conseguirá alimentar a sua população num futuro próximo", constatou na segunda-feira a chefe das operações humanitárias da ONU. Valerie Amos avisou a comunidade internacional que está na hora de pôr a política de lado e estender a mão a uma população que corre o risco de não resistir à fome."
...
"As estimativas da ONU referem que mais de seis milhões de norte-coreanos necessitam urgentemente de alimentos (na Somália são quatro milhões). Mas os apelos feitos pelo Programa Alimentar Mundial foram satisfeitos em apenas 30%, com a Rússia e a União Europeia a encabeçar a lista dos principais dadores. "Vi que aonde chegava [a ajuda] fazia uma grande diferença", adiantou."
...
"Em Junho, um relatório do Congresso americano acrescentava que também a China tinha parado a ajuda. Acontece que estes três países (para além do Japão) contribuíam com mais de 80% da ajuda alimentar destinada à Coreia do Norte entre 1985 e 2009. Foi a redução do seu auxílio que gerou grande parte do défice de um milhão de toneladas."
Artigo completo em Público.pt

Inundações causam destruição no norte da Itália


As inundações que atingiram o norte da Itália provocaram vários mortos e desaparecidos. Imagens de televisão mostram a água correndo pelas ruas de Monterosso, uma cidade pequena na Província de La Spezia.
Áreas do vale do rio Vara estão sem energia eléctrica, água e telefones, e foram destruídas pontes na Ligúria e Toscana. Nalgumas regiões há dificuldades em retirar as pessoas.
Fonte: ÚltimoSegundo

Link relacionado:
Inundações na Tailândia

Éris, o planeta-anão gémeo de Plutão

Ilustração do distante planeta-anão Éris. Novas observações mostraram que Éris tem quase o mesmo tamanho de Plutão. Éris é extremamente reflector e sua superfície está coberta de gelo, provavelmente formado a partir de restos congelados de sua atmosfera - Crédito: ESO/L. Calçada

Astrónomos mediram, pela primeira vez e de modo preciso o diâmetro de Éris, o longínquo planeta-anão do Sistema Solar, no momento em que ele passou em frente de uma estrela de luminosidade baixa, evento conhecido por ocultação (da estrela que foi temporariamente tapada).
A ocultação da estrela ténue, pelo planeta-anão Éris, ocorreu no final de 2010 e foi acompanhada através de vários telescópios, em diversos locais da Terra. As observações indicam que Éris tem uma forma praticamente esférica e é um gémeo quase perfeito de Plutão, em termos de tamanho.

Vombate albino, marsupial raro da Austrália


Polar é um vombate albino, um mamífero raro pertencente a uma família de marsupiais originários da Austrália.
O animal foi encontrado em más condições e recupera, em Cerduna, sob os cuidados de Val Salmon, uma voluntária no tratamento de animais selvagens e que cuida de vombates há quase quarenta anos.
Quando Polar atingir a fase adulta será colocado numa clínica de reprodução, para dar o seu contributo à sobrevivência da espécie.
Fonte: ÚltimoSegundo

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Aurora boreal vermelha

Aurora vermelha captada em Independence, Mo, em 24 de Outubro de 2011 - Crédito: NASA/Tobias Billings

Uma ejecção da massa coronal (CME), produzida no Sol na noite de 21 de Outubro, atingiu a Terra ontem, 24 de Outubro. Esta CME causou fortes flutuações do campo magnético perto da superfície terrestre, originando-se bonitas auroras boreais ou "luzes do norte", vistas em todo o Canadá e grande parte dos Estados Unidos, até ao sul do Alabama.
As auroras completamente vermelhas não são tão comuns como as verdes, mas podem formar-se durante uma actividade solar forte, ocorrendo um pouco mais frequentemente em latitudes baixas, como no caso da imagem tirada em Independence, Missouri.
No vídeo, mais uma aurora observada no Michigan, também em 24 de Outubro.


A forte CME que nos atingiu também alterou o limite do campo magnético da Terra - uma fronteira conhecida por magnetopausa - que passou de 40 mil milhas de distância da Terra para cerca de 26 mil milhas, área onde se encontram os satélites em órbita geoestacionária que, durante algum tempo, viajaram num ambiente com material e campos magnéticos diferentes do normal.
Mais informações e imagens de auroras no endereço http://spaceweather.com/
Fonte: NASA

Criança de duas semanas salva dos escombros na Turquia


Momentos de alegria para os socorristas que retiraram do meio das pedras a bebé Azra, uma menina de apenas 14 dias, que foi resgatada depois de passar 46 horas debaixo dos escombros de um prédio de apartamentos que desabou na cidade de Ercis, em consequência do sismo que abalou, no domingo, a província oriental turca de Van.
O sismo, de 7,2 na escala de Richter, é o mais forte da última década na Turquia, um país atravessado por muitas falhas geológicas activas. O terramoto causou grande destruição, nomeadamente nas cidades de Van e Ercis, onde os membros das equipas de emergência procuram sobreviventes nos locais mais atingidos pela catástrofe natural. Até ao momento, já foram recolhidos entre quatro e cinco centenas de mortos, muitos feridos e milhares de pessoas desalojadas, que têm de enfrentar ainda as más condições meteorológicas e o frio da região.
Fonte: El Mundo.es

Rinoceronte-de-Java está extinto no Vietname, confirma a organização WWF

A organização conservacionista WWF confirmou que o rinoceronte-de-Java, Rhinoceros sondaicus annamiticus, espécie criticamente ameaçada, está extinto no Vietname.

O Vietname perdeu o seu único rinoceronte-de-Java, aparentemente pelo seu corno, segundo a organização WWF (reprodução)

O único exemplar existente no Parque Nacional Cat Tien, uma área protegida, foi encontrado morto, em Abril de 2010, supostamente vítima de caça ilegal, pois tinha uma bala numa perna e não tinha o seu corno.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Vulcão Etna, na Sicília, voltou a entrar em erupção


Etna, um dos vulcões mais activos da Europa, situado na parte oriental da Sicília, na Itália, entrou em erupção por algumas horas na noite de domingo. Segundo O Instituto Italiano de Geofísica e Vulcanologia, esta foi a 17ª erupção do vulcão neste ano.
O Etna jorrou lava até 100 metros de altura, numa visão espectacular, mas sem ameaçar as aldeias vizinhas.
Imagens do vulcão Etna em tempo real (webcam)
Fonte: Estadão.br

Autoridades australianas tentam capturar tubarão-branco que consideram responsável por três mortes nas suas águas


As autoridades do Estado da Austrália Ocidental ordenaram a captura ou morte do tubarão-branco, com cerca de 3 metros, que matou um mergulhador americano, George Wainwright, de 32 anos, quando se encontrava mergulhando apenas a 500 metros da praia, na ilha Rottnest, nas proximidades de Perth.
É a terceira pessoa morta por tubarão em dois meses na costa australiana, quase o triplo da média anual para todo o país.
O tubarão-branco é uma espécie ameaçada e os ambientalistas consideram que a reacção do governo é exagerada, pois é impossível saber que tubarão atacou o mergulhador. No entanto, a opinião na região é que a segurança pública deve prevalecer sobre a preservação.
Fonte: ÚltimoSegundo

Telescópios da NASA e da ESA ajudam a desvendar o mistério de supernova observada por astrónomos chineses há cerca de 2.000 anos

Imagem do que resta do mais antigo exemplo documentado de uma supernova, conhecido por RCW 86. A supernova foi observada por astrónomos chineses, há cerca de 2.000 anos. A imagem foi obtida combinando vários comprimentos de onda, a partir dos dados de quatro telescópios espaciais diferentes. As cores azul e verde resultam da combinação de imagens de raios X dos Observatórios Espaciais de raios X Chandra, da NASA, e XMM-Newton, da ESA. Os raios-X mostram o gás interestelar que foi aquecido a milhões de graus, pela passagem da onda de choque da supernova - Crédito: NASA/ESA/JPL-Caltech/UCLA/CXC/SAO

Com base nos dados de quatro telescópios diferentes, os astrónomos conseguiram finalmente descobrir como ocorreu a primeira supernova documentada, que foi observada por astrónomos chineses, há cerca de 2.000 anos e, ainda, ficaram a parceber como os seus restos, conhecidos por RCW 86, se encontram espalhados por tão grandes distâncias.
Os resultados do estudo, publicados na revista online Astrophysical Journal, mostram que a explosão estelar aconteceu numa cavidade oca, permitindo que o material expelido pela estrela pudésse viajar mais rápido e mais longe do que seria de outra forma.

Foguetão Soyuz vai até aos trópicos


Em 21 de Outubro de 2011, o foguetão russo Soyuz descolou, pela primeira vez, do Centro Espacial Europeu, na Guiana Francesa (CSG), e colocou em órbita, com sucesso, os dois primeiros satélites operacionais do sistema de navegação europeu Galileo. Com este lançamento, o mítico foguetão com mais de 60 anos, iniciou um novo período da sua carreira, mais tropical.
Partindo do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, o Soyuz já voou mais de 1700 vezes em segurança. Foi ele que transportou o primeiro homem, Gagarin, e o primeiro satélite, o Sputnik, para o espaço. Actualmente, Soyuz é o único foguetão lançador para o transporte de astronautas até à Estação Espacial Internacional
Fonte: ESA Euronews

domingo, 23 de outubro de 2011

Também há estrelas no céu que são vampiros

Ilustração de uma estrela vampiro, sugando a matéria da sua companheira

A supernova é uma maneira em que uma estrela pode terminar a sua vida, explodindo num gigantesco fogo de artifício. As supernovas tipo Ia são particularmente importantes em Cosmologia, pois podem ser usadas como "velas padrão" para calcular distâncias no Universo e, por isso, são úteis para calibrar a expansão acelerada do Universo, impulsionado pela energia escura.
Apesar do hidrogénio ser o elemento mais comum no Universo, estas supernovas não apresentam o hidrogénio no seu espectro. Os cientistas pensam que as supernovas tipo Ia são produzidas em sistemas compostos por duas estrelas, onde uma delas é uma anã branca, o que resta no final da vida de estrelas como o nosso Sol.
As anãs brancas representam o produto final da evolução de estrelas com massas iniciais não superiores a algumas massas solares. Uma anã branca é composta por um núcleo estelar em final de combustão, abandonado quando uma estrela como o Sol ejecta as camadas exteriores no final da sua vida activa. Este núcleo é composto essencialmente por carbono e oxigénio. Este processo normalmente dá origem à formação de uma nebulosa planetária.
Quando estas anãs brancas se comportam como vampiros estelares, sugando a matéria da estrela companheira, acabam por se tornar mais pesadas que determinado limite, que é quase 1.4 vezes a massa do Sol, o que as torna instáveis e consequentemente explodem, como uma bomba termonuclear queimando o hidrogénio e o carbono de forma explosiva.
Fonte: ESO

A Natureza em câmara lenta

Vídeo HD muito interessante, em movimento de câmara lenta (1000 frames por segundo), mostrando o voo e a preparação para o pouso de um bufo-real, eventualmente o que veríamos se nós próprios fôssemos o local de poiso.


Este segundo vídeo mostra, também em movimento lento, a aproximação ao local de poiso mais em pormenor.

sábado, 22 de outubro de 2011

Onde irá cair o defunto satélite ROSAT, este fim-de-semana?

Simulação da órbita actual, reentrada e queima do satélite alemão ROSAT

O satélite alemão "Roentgen Satellite" ou ROSAT deverá cair na Terra neste fim-de-semana. Durante a reentrada da nave na atmosfera, a cerca de 28.000 quilómetros por hora, o satélite vai partir-se e queimar-se, em parte pelo calor extremo. Espera-se que resultem até 30 detritos, com uma massa total de 1,7 toneladas e que podem atingir a superfície terrestre. A maior parte dos fragmentos correspondem ao espelho do satélite, que é muito resistente ao calor. Devem espalhar-se por uma área da superfície terrestre.
O maior fragmento a atingir a superfície da Terra pode pesar até 1,6 toneladas, o que torna este "lixo espacial" potencialmente perigoso para pessoas e bens.
Segundo últimas estimativas do Centro Aeroespacial Alemão, a reentrada será entre o dia 22 e 24 de Outubro, sábado, domingo ou segunda-feira, dependendo das variações da actividade solar. Também não se sbe onde irá cair, em qualquer ponto entre 53º norte e 53º sul.
Apesar do ROSAT, neste momento, ser apenas lixo espacial, potencialmente perigoso, ele já teve uma vida útil, contribuindo para o conhecimento do Universo, por exemplo, através de imagens de raios X, como esta:

A imagem, em cores falsas, obtida pelo ROSAT representa parte de uma vizinha superbolha de vento estelar, conhecida por  Bolha Orion-Eridanus, que se estende através das constelações de Eridanus e Orion - Fonte: wikipédia

Buraco do ozono da Antárctida, em 2011, está entre os 10 piores das últimas duas décadas e meia

Imagem em cor falsa da área geográfica abrangida pelo buraco de ozono sobre a Antárctida, em 12 de Setembro de 2011, quando atingiu a sua extensão máxima. As cores roxo e azul indicam os lugares onde há menos ozono, e os amarelos e vermelhos mostram onde há mais ozono. Os dados são baseados em observações do satélite Aura da NASA - Crédito: NASA Ozone Watch

Cientistas da NASA e da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) confirmaram que o buraco de ozono da Antárctida, em 2011, está entre os 10 piores em amplitude e profundidade de perda de ozono nos registos dos últimos 26 anos.

Mapas da NASA mostram os incêndios registados na Terra, na última década

O vídeo animado percorre os vários continentes, mostrando as zonas afectadas pelo fogo. Desde a Austrália até à América do Norte, as áreas que sofreram incêndios entre 2002 e 2011, estão marcadas a vermelho. Podem ter sido causados tanto para fins agrícolas como não intencionados. Entre as áreas mais afectadas estão matas de eucaliptos, grandes zonas de pastagens, campos agrícolas, savanas ou florestas tropicais.

A NASA lançou uma série de novos mapas de dados que mostram os milhões de fogos detectados em todo o mundo, a partir do espaço, na década de 2002-2011.
As observações foram feitas a partir do instrumento Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS), a bordo dos satélites Terra e Aqua da NASA. Foram detectados mais de 40 milhões de incêndios em África, América, Ásia, Austrália, Rússia e alguns países europeus.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Chuva de meteoros Oriónidas na madrugada deste sábado

A Terra está a passar, mais uma vez, pelos detritos deixados pelo cometa Halley provocando a conhecida "chuva de estrelas" resultante dos impactos das poeiras na atmosfera terrestre.

Chuva de meteoros Oriónidas, na madrugada de sábado, 22 de Outubro de 2011

É a chuva anual de meteoros Oriónidas, que acontece todos os anos em Outubro. O seu nome indica que os meteoros incandescentes parecem vir de um ponto (chamado radiante) na constelação de Orion.
Esta noite as Oriónidas atingim o seu pico, depois da meia-noite ou quando a constelação Orion estiver bem acima do horizonte, a este/sudeste no céu nocturno. Estima-se que possam ver-se 15-20 meteoros por hora antes do amanhecer.
No entanto, este ano talvez as Oriónidas sejam mais interessantes, irão atingir também a Lua e Marte. Estes dois planetas estarão na constelação de Leão, no momento mais activo da chuva.
Com um telescópio pode observar-se o brilho que resulta dos impactos na superfície lunar. Como a Lua não tem atmosfera, os meteoros impactam directamente na superfície do nosso satélite, provocando o aquecimento térmico das rochas lunares, que brilham durante breves instantes. É um espectáculo, sobretudo se os impactos são na face não iluminada.
Fonte: NASA Science

Robô feito com peças de Lego resolve o cubo mágico em pouco mais que 5 segundos


Um robô feito com peças de Lego e com um vulgar 'smartphone' consegue completar o famoso "cubo mágico" em 5,352 segundos, batendo o recorde de 5,66 segundos, registado no Guinness, do australiano Felils Zemdegs.
A máquina usa a câmara do telefone para analisar as imagens do cubo, enviando os sinais, por Bluetoooth, para pequenos motores eléctricos que realizam os movimentos necessários para terminar o 'puzzle'.
Fonte: via GIZMODO

Estudos independentes confirmam que a Terra está, realmente, mais quente

O planeta Terra ou o planeta Água está mesmo mais quente - Fonte: wikipédia

Dez cientistas da Universidade da Califórnia, que formam o chamado Grupo de Berkeley, em quatro estudos científicos independentes, divulgados ontem à noite, concluiram que a temperatura da Terra aumentou, em média, 1ºC desde a década de 1950.

Satélites europeus Galileo foram lançados e entraram em órbita com sucesso

Os dois primeiros satélites, do sistema europeu de navegação Galileo, foram lançados com sucesso esta manhã em Kourou, na Guiana Francesa.

Lançamento dos dois primeiros satélites Galileo, a bordo do foguetão Soyuz, na Guiana Francesa - Crédito: ESA

O lançamento do foguetão russo Soyuz aconteceu às 11 31 horas( hora de Lisboa) e pela primeira vez do Porto Espacial Europeu, na Guiana Francesa, situada na América do Sul.
Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), todas as etapas após lançamento decorreram perfeitamente e, passadas 3 horas e 49 minutos (cerca das 15 20 horas de Lisboa), a parte superior do foguetão, chamada Fregat-MT, lançou os satélites Galileo, com cerca de 700 Kg cada, na sua órbita a 23 222 km de altitude.
Este lançamento representa um passo importante para a Europa, pois os satélites já colocados em órbiita são os primeiros do sistema de navegação europeu Galileo, um projecto que irá trazer a independência tecnológica do velho continente relativamente ao GPS, o equivalente americano utilizado actualmente. Depois de concluído, as pessoas terão o acesso directo a um sinal de navegação por satélite produzido pela Europa.
A ESA já anunciou o lançamento de outros dois satélites do projecto no próximo ano. Os quatro satélites irão formar o núcleo operacional deste sistema de posicionamento geográfico, que conta com um total de 30 satélites depois de completo.
Fonte: ESA

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Observatório Herschel encontra grandes quantidades de água numa estrela próxima

Ilustração do disco gelado de formação planetária em torno de uma jovem estrela, TW Hydrae, situada a cerca de 175 anos-luz, na constelação Hydra. Usando o Observatório Espacial Herschel, os astrónomos detectaram grandes quantidades de vapor de água fria, representado em azul, que emana a partir do disco de formação planetária de poeira e gás da estrela. O vapor de água, que provavelmente vem de grãos de gelo no disco, está localizado nas regiões frias exteriores do sistema estelar, onde os cometas se vão formar - Crédito: NASA/JPL-Caltech

Astrónomos detectaram, pela primeira vez, o vapor de água fria envolvendo um disco de poeira ao redor de uma estrela jovem. As descobertas, feitas a partir de dados do Observatório Espacial Herschel, sugerem que este disco, que está prestes a transformar-se num sistema solar, contém grandes quantidades de água, sugerindo que planetas cobertos de água como a Terra podem ser comuns no Universo.

Polícia mata 49 tigres, ursos, lobos e leões à solta no Ohio


A polícia de Ohio, nos Estados Unidos, matou dezenas de animais selvagens que tinham escapado de um parque privado, na cidade de Zanesville.
Foram mortos 49 dos 56 animais fugitivos, entre os quais leões, tigres, ursos, lobos e macacos.
Segundo as notícias, os animais terão sido soltos pelo próprio dono do zoológico, Terry Thompson, que foi encontrado morto no local pela polícia, indicando um possível suicídio.
Apenas um urso, dois macacos e três leopardos foram recuperados vivos e levados para o Columbus Zoo and Aquarium.
A fuga dos animais provocou o pânico nos moradores da região. Por questões de segurança foi dada a ordem para matar os animais, pois as operações de busca foram realizadas também à noite, e nessas condições tornava-se perigoso tentar atingi-los com tranquilizantes.
Entre os animais mortos 18 tigres de Bengala. Para o naturalista americano Jack Hanna, a morte dos tigres foi especialmente trágica, porque existem apenas 1.400 desses animais no mundo.
Activistas defensores dos animais acusam o Estado de Ohio de ter uma das legislações mais brandas dos Estados Unidos sobre a posse de animais exóticos, o que acabou por permitir a tragédia.
Fonte: ÚltimoSegundo

Proibido fumar em todos os estádios do Euro 2012

A UEFA proibiu o tabaco nos estádios do Euro 2012

Organização Mundial de Saúde e a UEFA anunciaram que o europeu do próximo ano, UEFA EURO 2012, vai ser um campeonato livre de tabaco, sendo totalmente proibido o seu uso, venda ou promoção em todos os estádios que vão acolher os jogos da fase final.
De acordo com a informação disponibilizada pela UEFA, a regra aplica-se a todos os estádios do Euro, que vão receber os jogos e a todas as zonas dentro do seu perímetro. Esta medida inédita está a ser preparada em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em colaboração com a Associação Mundial do Coração e a Rede Europeia de Estádios Saudáveis, assim como com vários comités locais na Polónia e Ucrânia – os países que acolhem o evento que tem início em Junho de 2012.
"Um EURO 2012 livre de tabaco trata-se de respeitar a saúde dos espectadores e de todas as outras pessoas envolvidas no torneio", disse o Presidente da UEFA, Michel Platini. "Defendemos os padrões mais elevados de saúde, segurança e conforto no nosso torneio de referência, sendo que o tabaco não se coaduna com eles".
Mais informações no site da UEFA

Satélite Rosat deverá cair na Terra no fim-de-semana

Ilustração so satélite alemão em queda ROSAT - Fonte: wikipédia

O satélite alemão "Roentgen Satellite" ou ROSAT deverá cair na Terra neste fim-de-semana. O satélite está a viajar a cerca de 28.000 quilómetros por hora e completa uma órbita terrestre a cada 90 minutos, sendo difícil de prever o momento de impacto. A última estimativa aponta que a reentrada será entre o dia 22 e 23 de Outubro, sábado ou domingo.

Fotógrafo espanhol Daniel Beltrá vence o prémio Fotógrafo de Vida Selvagem 2011

A imagem captada pelo fotógrafo espanhol Daniel Beltrá foi a vencedora do concurso internacional de vida selvagem, Veolia Environment Wildlige Ptotographer of the Year 2011.
A fotografia mostra um grupo de pelicanos com as penas cobertas de crude, esperando para serem limpos no centro de recuperação de Fort Jackson, no Louisiana. O vencedor do prémio Fotógrafo de Vida Selvagem 2011, que também é colaborador da Greenpeace Internacional, passou dois meses de 2010 a fotografar  a maré negra no Golfo do México, causada pela explosão da plataforma petrolífera Deepwater Horizon, a 20 de Abril de 2010.
Na categoria de Jovem Fotógrafo, o polaco Mateusz Piesiak venceu o primeiro prémio com a imagem “Pester power”, de dois ostraceiros à beira-mar em Long Island, Nova Iorque.
O prémio, promovido pela BBC Wildlife Magazine e pelo Museu de História Natural de Londres, foi lançado em 1965 e este ano recebeu cerca de 41 mil inscrições vindas de 95 países.
As fotografias vencedoras e todas as escolhidas nas diversas categorias podem ser apreciadas na Galeria online.
108 das melhores fotografias das 17 categorias do concurso serão expostas no Museu de História Natural de Londres, em 21 de Outubro de 2011. Seguidamente, a exposição irá percorrer a Grã-Bretanha e também outros países.
Fonte: Museu de História Natural de Londres  via  Público.pt

Adiado o lançamento dos primeiros satélites do Sistema de Navegação Europeu Galileo

Foguetão Soyuz contendo os dois primeiros satélites do Projecto Galileo na base de lançamento no Porto Espacial Europeu, na Guiana Francesa - Crédito: ESA - S. Corvaja, 2011

Foi adiado o lançamento do foguetão Soyuz com os dois primeiros satélites do sistema de navegação europeu Galileo. Uma falha técnica durante o abastecimento obrigou a um adiamento, pelo menos de 24 horas. Segundo um comunicado da ESA, a nova tentativa de lançamento será amanhã, sexta-feira (21), às 10:30:26 GMT.
Este lançamento, quando ocorrer, será o primeiro para os foguetões russos Soyuz a partir do Centro Espacial Europeu, em kourou, na Guiana Francesa. Esta é a base de lançamento dos foguetões Ariane 5, da empresa Arianespace.
Os dois satélites Galileu serão colocados numa órbita circular de 23, 222 Km acima da superfície terrestre. Conjuntamente com outros dois lançados em 2012, formarão o núcleo operacional dos 30 satélites que fazem parte do Projecto Galilleo, um programa que resulta da colaboração da Agência Espacial Europeia e da União Europeia.
Fonte: via Arianespace

Link relacionado:
Nasa adia para 28 de Outubro lançamento do satélite climático NPP

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Shark Alliance quer proteger mais seis espécies de tubarões e raias

Tubarão angelote-comum (Squatina squatina) pode entrar para a lista de espécies ameaçadas - Fonte: wikipédia

O grupo internacional para a proteção dos tubarões, Shark Alliance, apresentou hoje uma proposta ao Ministério do Meio Ambiente e Assuntos Rurais e Marinhos para a inclusão de seis novas espécies de tubarões e raias no Catálogo Espanhol de Espécies Ameaçadas (CEEA).As espécies consideradas são a raia bramante (Rostroraja alvorada), os peixes-guitarra-comum (Rhinobatos rhinobatos) e guitarra-barbanegra (Rhinobatos cemiculus), os tubarões anjo-comum (Squatina squatina) e anjo-espinhoso (Squatina aculeata) e o cação-anjo (Squatina oculata).
São espécies costeiras e de fundo mais sensíveis à captura acidental por pescas de arrasto e redes que se efectuam na maior parte do seu habitat e área de distribuição.

Telescópio Spitzer detectou uma tempestade de cometas atingindo um sistema estelar próximo

Ilustração de uma tempestade de cometas em torno da estrela Eta Corvi, perto do nosso Sol, detectada pelo telescópio Spitzer. Um cometa gigante atinge um planeta rochoso, atirando gelo e poeira rica em carbono para o espaço, ao mesmo tempo, deixando água e compostos orgânicos na superfície do planeta. Um flash vermelho brilhante capta o momento do impacto sobre o planeta. A estrela branco-amarelada Eta Corvi está à esquerda, com mais cometas movendo-se em direção a ela - Crédito: NASA/JPL-Caltech

O Telescópio Espacial Spitzer da NASA detectou sinais de corpos gelados caindo num sistema solar extraterrestre. Esta "chuva" faz lembrar o nosso próprio Sistema Solar, há vários biliões de anos, durante o período conhecido por "Bombardeamento Pesado Tardio", que pode ter trazido água e outros ingredientes necessários à formação da vida na Terra.
Durante essa época, cometas e outros objetos gelados foram arremessados ​​do exterior do Sistema Solar, bombardeando os planetas interiores. Os projécteis espaciais marcaram a nossa Lua e provocaram grandes quantidades de pó.
Spitzer detectou uma faixa de poeira em torno de uma estrela brilhante próxima, Eta Corvi no hemisfério norte, que corresponde bastante ao conteúdo de um cometa gigante destruído. Essa poeira está localizada suficientemente perto de Eta Corvi para que possam existir mundos semelhantes à Terra, sugerindo que ocorreu uma colisão entre um planeta e um ou mais cometas.
O sistema Eta Corvi tem, aproximadamente, um bilião de anos, que os pesquisadores consideram ser a idade certa para uma tal "chuva de gelo".

Braços espirais sugerem possíveis planetas no disco de poeira de uma estrela

Do disco rico em gás que rodeia SAO 206462, uma estrela jovem na constelação de Lupus, emergem dois braços espirais. Esta imagem, obtida pelo Telescópio Subaru e o seu instrumento HiCIAO, é a primeira a mostrar os braços em espiral num disco circum-estelar. O disco tem cerca de 14 biliões de Km de diâmetro, ou cerca de duas vezes o tamanho da órbita de Plutão no Sistema Solar - Crédito: NAOJ / Subaru

Uma nova imagem, obtida pelo telescópio Subaru, do disco de gás e poeira em torno de uma estrela do tipo do Sol, SAO 206462, mostra pela primeira vez estruturas semelhantes a braços em espiral. Esta descoberta pode fornecer pistas sobre a presença de planetas escondidos na poeira, mas ainda não detectados.

Telescópio VISTA descobre novos enxames estelares globulares na Via Láctea

Nesta imagem do Telescópio VISTA, que faz parte do projecto de rastreio em infravermelho, à direita pode ver-se o aglomerado estelas globular UKS 1 mais brilhante e, à esquerda, uma nova descoberta mais ténue, o aglomerado globular CL001, que surge como um agrupamento de estrelas fracas a cerca de 25% da largura da imagem a partir da borda esquerda, e cerca de 60% do caminho de baixo para cima - Crédito: ESO/D. Minniti/VVV Team

O telescópio de rastreio VISTA do ESO encontrou mais dois novos enxames globulares na Via Láctea, fazendo um total de 160 conhecidos na nossa galáxia. A descoberta foi feita no âmbito do rastreio, em infravermelho, que está a ser levado a cabo na Via Láctea, onde se descobriu também o primeiro enxame estelar que se encontra muito para além do centro da galáxia e cuja luz, para chegar até nós, teve que viajar através do gás e poeira que envolve essa região.

Tempestade de poeira vermelha faz parecer cidade do Texas com uma paisagem de Marte


A cidade de Lubbock do Texas, nos Estados Unidos, foi atingida por uma tempestade de poeira vermelha que lhe deu um aspecto marciano. A nuvem vermelha, com mais de 2 Km de altura, foi acompanhada por ventos muito fortes que provocaram destruição na cidade e quase colocaram "de pé" um avião. Ninguém ficou ferido.
Fonte: Estadão.br

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Rússia propõe prolongar a vida útil da ISS até 2028

A Rússia propôs, esta terça-feira (18), prolongar por mais oito anos a vida útil da Estação Espacial Internacional, que iniciou a sua actividade em 1998 e estando previsto o seu encerramento para 2020.
Alexei Krasnov, chefe do programa de cosmonautas da Agência Espacial Russa, Roscosmos, apresentou a proposta durante um fórum internacional em Moscovo e disse que a plataforma poderia ser utilizada no futuro como centro de montagem dos aparelhos para voos interplanetários.

Estação Espacial Internacional fotografada por um membro da tripulação do vaivém espacial Endeavour, na missão STS-134, depois da separação das duas naves espaciais, em 29 de Maio de 2011 - Crédito: wikipédia

A iniciativa russa recebeu imediatamente o apoio do director de operações da Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA), Mark Polanski, e dos representantes da Agência Espacial Europeia (ESA). Para Polanski, a estação terá um papel crucial como trampolim para os voos à Lua, Marte e outros lugares remotos do espaço.
Inicialmente estava previsto que a ISS fosse desactivada em 2015, mas a Rússia e outros 15 países que participam no projecto decidiram, em 2010, que o laboratório espacial permaneceria em órbita até 2020, pelo menos, até porque ainda não estava totalmente construída. Rússia, Estados Unidos, Japão, Canadá e 12 países-membros da União Europeia (UE) participam no projecto ISS. China, a terceira maior potência espacial do mundo não faz parte do grupo e está a desenvolver a sua própria estação espacial.
Os primeiros astronautas entraram na ISS, em 2 de Novembro de 2000, o que faz que a estação já tenha batido o recorde da estação russa Mir, que permaneceu no espaço nove anos e 257 dias com presença humana.
Fonte: El Mundo.es

Virgin Galactic inaugura o seu primeiro aeroporto espacial nos Estados Unidos

Durante a inauguração do Spaceport America, a multidão assistiu a um voo de demonstração da WhiteKnightTwo que transportará os turistas ao espaço (reprodução)

Richard Branson, o milionário empresário britânico inaugurou ontem, segunda-feira (17) o primeiro aeroporto espacial comercial, o Spaceport America, construído numa zona desabitada do Novo México, de onde a Virgin Galactic espera lançar os seus voos para o espaço.
Não se sabe quando será o primeiro voo, mas o milionário dá a entender que talvez dentro de um ano comece a transportar os primeiros astronautas, que são pessoas comuns e com dinheiro suficiente para fazer turismo no espaço. Já estão inscritas 460 pessoas, de vários países incluindo Portugal, que serão as pioneiras a viajar na sua nave espacial, por 200.000 dólars ou 170.000 euros, no câmbio actual.
Virgin Galactic pretende beneficiar com a retirada dos vaivéns espaciais feita pela NASA, embora não seja a única. Para já, a empresa acaba de assinar um contrato com a NASA que permitirá aos seus engenheiros alugar até três voos para fins científicos.
No entanto, a empresa de Richard Branson é uma das que está mais adiantada nos seus esforços para entrar na corrida espacial. Para além deste aeroporto, quase todo financiado pelos impostos dos cidadãos de Novo México, o empresário conta com a sua nave-mãe WhiteKnightTwo e a nave de transporte SpaceShipTwo, já com 17 voos de teste. Segundo o milionário, falta pouco para que seja a primeira companhia espacial comercial a levar clientes ao espaço.
Mais informações sobre a Virgin Galactic e a sua nave espacial em http://www.virgingalactic.com/
Fonte: El Mundo.es

Encontrado um fóssil de serpente pitão que viveu na Alemanha

A Pitão-real, Python regius, tal como outras serpentes da família, prefere os habitats tropicais - Fonte: wikipédia

Um grupo de cientistas encontrou, na Alemanha, os restos fósseis de uma serpente pitão com cerca de 15 milhões de anos. As vértebras de um animal com 3,5 metros de comprimento foram descobertas na localidade bávara de Griesbeckerzell, perto da cidade alemã de Augsburgo, no sul do país.
A descoberta, anunciada pela Universidade de Tubinga, revela que durante um breve período de tempo este tipo de serpentes também habitou a europa central. De acordo com a paleontóloga Madelaine Böhme, da Universidade de Tubinga, nessa altura as temperaturas da região deveriam rondar os 19ºC em média, para que a pitão pudésse habitar aí. Actualmente, a temperatura média anual em Augsburgo é cerca de 8ºC.
A pitão, que pertence a uma família de serpentes constritoras, prefere o calor e habita principalmente regiões tropicais de Ásia e África. O fóssil encontrado viveu no Mioceno, um período mais quente e relativamente curto, numa altura em que as temperaturas na Alemanha eram subtropicais.
A diminuição das temperaturas há 14 milhões de anos, para um clima mais seco e frio, contribuiu para a extinção das serpentes pitão na Europa, cujos fósseis nunca foram encontrados em tempos geológicos posteriores.
Fonte: El Mundo.es

Humanidade, precisa-se!

Floresta tropical de Fatu-Hiva, nas ilhas Marquesas, Polinésia Francesa, considerada por muitos como um paraíso tropical da Terra. Paraíso ou pesadelo? - Fonte: wikipédia

Ontem fomos surpreendidos com as chocantes imagens de uma criança chinesa, atropelada mais que uma vez, perante o desinteresse de vários cidadãos que nada fizeram para a socorrer. Hoje, a notícia não menos chocante, sobre um turista alemão que foi vítima de canibalismo na Polinésia Francesa.
Este acontecimento macabro verificou-se nas Ilhas Marquesas, aonde se deslocou um casal de alemães para passar uma temporada na região. O alerta foi dado pela namorada, que conseguiu fugir depois de ser violada pelo guia que eles tinham contratado. O exército local acabou por encontrar as provas de um macabro ritual de canibalismo, que se pensava já ter terminado no século passado.
Que decepção, Homo sapiens! Mesmo sem lembrar as alterações climáticas e a perda da biodiversidade!
Mais informações em El Mundo.es

Activistas da Greenpeace pintam barcos para denunciar a sobre-exploração dos oceanos

Activistas da Greenpeace pintaram quatro arrastões de profundidade espanhóis que contribuem para a destruição dos ecossistemas marinhos - Crédito: Greenpeace

Activistas do Greenpeace, do navio Arctic Sunrise, pintaram quatro arrastões de profundidade espanhóis, que estavam atracados no porto de Vigo.
Com a mensagem "Stop subsidies" ("Acabem com os subsídios"), Greenpeace quer denunciar como o dinheiro dos contribuintes financia práticas de pesca destrutivas, que prejudicam os ecossistemas marinhos e esgotam os stocks pesqueiros. A pesca de arrasto de profundidade danifica os fundos marinhos e destrói os ecossistemas por onde passa.
Greenpeace pretende chamar a atenção do governo espanhol e da Comissão Europeia para terminar com os subsídios das 107 embarcações de arrasto de profundidade que só gerem 0,95% de emprego. A organização ambientalista também apela às autoridades para que apoiem a pesca artesanal, uma actividade sustentável que produz 28,35% de empregos.
Fonte: Greenpeace Espnha