Na Indonésia, outro vulcão pode estar prestes a entrar em erupção. Domingo, 28 de Novembro,
pequenas explosões do Monte Bromo, na
ilha de Java, obrigaram a fechar um aeroporto próximo, como medida de segurança. Ainda recentemente a erupção do Monte Merapi matou centenas de pessoas e obrigou à evacuação de milhares.
Os estrondos de Bromo começaram em 8 de Novembro e em 23 de Novembro lançou colunas de fumo e cinzas da cratera. Monte Bromo é um vulcão bastante activo que teve a sua última erupção em 2004, matando dois turistas.
O Bromo é um tipo de
vulcão diferente do Merapi, que tende a ter
erupções menores, talvez com
pequenas explosões de cinzas e lava, mas que não produz os grandes fluxos piroclásticos - avalanches de gás e rocha escaldantes - como acontece com o Merapi.
Um outro vulcão a oeste de Java,
Anak Krakatau, também se
tem mostrado mais activo nos últimos tempos.
Uma das maiores explosões vulcânicas na história, a
erupção de Krakatoa, em 1883, ocorreu na pequena ilha vulcânica de mesmo nome entre Java e Sumatra,
matando cerca de 40.000 pessoas e fazendo desaparecer a maior parte da ilha onde estava localizado. Anak Krakatau, é o nome indonésio para "Filho de Krakatoa", é o que
sobrou daquela erupção histórica, uma pequena ilha vulcânica que se formou na caldeira, após a explosão.
Anak Krakatau entrou em erupção centenas de vezes durante este verão e outono. A sua actividade abrandou por volta de 17 de Novembro, altura em que o satélite da NASA, Earth Observing-1, obteve esta imagem.
Vulcão Anak Krakatau, Indonésia (17/11/2010)
A imagem mostra a actividade normal do Anak Krakatau, expelindo uma espessa nuvem castanha de cinzas, vapor e gases vulcânicos.
Krakatau é considerado o maior e o mais destrutivo vulcão da história. A nuvem formada na explosão atingiu cerca de 80 Km de altura e ficou no ar sobre a Europa e a Ásia, colorindo o céu de vermelho desde Novembro de 1883 a Fevereiro de 1884.
Além disso, a explosão
gerou tsunamis com ondas de 37 metros de altura que atingiram e a costa oeste dos Estados Unidos. As explosões foram tão violentas que foram ouvidas a 3.500 quilómetros de distância em Perth, na Austrália Ocidental. Desta catástrofe resta Anak Krakatau.
Fonte:
OurAmazingPlanet