sexta-feira, 30 de julho de 2010

Lembrando António Feio

Faleceu o grande actor e encenador António Feio. A minha pequena homenagem.


Link relacionado:

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Dia Nacional da Conservação da Natureza


Hoje é o Dia Nacional da Conservação da Natureza. Mesmo que não esteja de férias, faça uma pausa nas suas preocupações, observe e sinta a beleza que a natureza tem para lhe oferecer.





terça-feira, 27 de julho de 2010

Biodiversidade de Bragança


Percevejos-dos-ombros-comum, Carpocoris fuscispinus, num cardo à beira de um caminho.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

NASA divulga o mapa de Marte

A Agência Espacial norte-americana, NASA, acaba de disponibilizar, via Internet, o "mais completo" mapa do planeta Marte, elaborado a partir de 21.000 imagens captadas pelas câmaras de infravermelhos da sonda Mars Odyssey.

Afloramento rochoso marciano "Comanche" - Fonte: NASA

O novo mapa está disponível em http://www.mars.asu.edu/maps/?layer=thm_dayir_100m_v11
sonda Mars Odyssey foi lançada em Abril de 2001 e iniciou am sua actividade em Fevereiro de 2002, depois de 7 meses de viagem até ao planeta.
As animações do vídeo, com música original de Armen Chakmakian, recordam a longa viagem até ao planeta vermelho.

Plastiki terminou a sua viagem ecológica

Catamarão Plastiki - Fonte: http://fotos.sapo.pt/SlY9EvWfTS2rb13TzTn0

Plastiki, o catamarão construído com 12500 garrafas de plástico, chegou hoje a Sidney, depois de uma viagem de quase 4 meses pelo Pacífico, desde S. Francisco. Foi uma ideia do ambientalista David de Rothchild que assim quis alertar para a poluição dos oceanos, provocada pela acumulação de plásticos.
Mais informações no site oficial do Plastiki.

Links relacionados:
Ilha de lixo (plásticos) no Pacífico
Descoberta no Atlântico ilha formada por lixo de plásticos
Arquitetos querem criar ilha de plástico perto do Havaí...

domingo, 25 de julho de 2010

Candidatura ibérica das pistas de pegadas de dinossauros

Os especialistas estão confiantes na aprovação da candidatura ibérica das pistas de pegadas de dinossauro. Os professor Galopim de Carvalho, ex-director do Museu de História Natural, e o investigador do Museu da Lourinhã, Octávio Mateus, consideram as jazidas portuguesas e espanholas suficientemente importantes para serem reconhecidas pela Unesco.
São três as jazidas portuguesas que fazem parte da candidatura - uma na Serra d´Aire, outra em Vale de Meios, no distrito de Santarém, e outra no Cabo Espichel, em Sesimbra, no distrito de Setúbal.

Pegadas de dinossauros em Sintra

De acordo com Octávio Matos, Portugal está entre os países mais ricos em espécies de dinossauros, depois de países como os Estados Unidos, a Argentina, Canadá, Mongólia e China. Portugal é “um país rico em ossos de dinossauros, mas também em ovos e em pegadas, área em que também tem um dos melhores registos mundiais”. Para o investigador “esta candidatura é uma forma de garantir que não se perde esse conhecimento científico para todo o sempre”.
Em 2008, a Comissão Nacional da UNESCO de Portugal, reconheceu que as jazidas portuguesas com pegadas de dinossauros são “locais de excepcional interesse geológico e paleontológico e têm valor universal do ponto de vista científico, didáctico e patrimonial, pois constituem relevantes vestígios de locomoção de dinossauros”.
O Comité do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, reúne-se em Brasília, no Brasil, de 25 de Julho a 3 de Agosto, para analisar as diversas candidaturas, entre as quais a candidatura ibérica, a integrarem a lista do Património Mundial da UNESCO. (fonte: notícia publicada no Público.pt)

links relacionados:
A IMPORTÂNCIA DAS JAZIDAS DO JURÁSSICO MÉDIO
Equipa espanhola e Museu Nacional de História Natural digitalizam pegadas de dinossauros
Estão em França as maiores pegadas de dinossauro do mundo
Pegadas de dinossauros ainda esperam construção de museu

sábado, 24 de julho de 2010

Cultura Online

O http://www.culturaonline.pt/ é um portal interactivo, impulsionado pelo Ministério da Cultura, e que tem como objectivo a divulgação da Cultura Portuguesa, em Portugal e no Mundo.
Entre as funcionalidades disponibilizadas encontram-se as visitas virtuais, a três dimensões, a museus, palácios e monumentos que contribuem para a redescoberta destes equipamentos históricos valiosíssimos.
Como exemplo, uma visita virtual ao Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, com a classificação conjunta de Património Mundial – Unesco.

 
 
 
 
 
 
 
 
Visita Virtual ao Mosteiro dos Jerónimos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Torre de Belém (depois de entrar na página clicar em Visita Virtual, no canto superior direito)

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Desflorestamento da Amazónia está a diminuir

Os números oficiais mostram que o desmatamento da floresta Amazónica está a diminuir.
Floresta Amazónica - Fonte: wikipédia

De acordo com a agência ambiental brasileira, Ibama, responsável pela protecção das florestas contra a exploração madeireira ilegal, essa diminuição é consequência do aumento da utilização de dados de satélite para detectar o corte de árvores e também devido a novos métodos para deter os madeireiros, inclusive terminando a sua capacidade de esconder-se debaixo da cobertura de nuvens.
Agora os fazendeiros já não podem esconder-se com as nuvens, a desflorestação pode ser notada a partir do espaço, chova ou faça sol, de dia ou de noite, facilitando a actuação dos agentes do Ibama no solo.
Incêndios e desflorestação - Fonte: NASA

Para o ecologista Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazónia, em Manaus, o declínio é em parte devido às medidas de controlo, mas também devido a uma queda na procura de soja e um menor consumo de carne bovina. O ambientalista receia que o aumento de preços dos produtos, depois da recessão global, possa provocar novos agravamentos na destruição da floresta amazónica.
Um relatório publicado pela Chatham House afirma que a exploração madeireira ilegal diminuiu entre 50 e 75% nos Camarões, Indonésia e na Amazónia brasileira durante a última década, em resultado de esforços de conservação.
Mais informações no guardian.co.uk.

Entretanto...

Cagarros da minha terra

As pardelas-de-bico-amarelo ou cagarros ão as aves marinhas mais comuns nos Açores. Nidificam nas falésias costeiras de todas as ilhas e em alguns ilhéus, aonde chegam na Primavera, depois de passarem alguns meses nos mares do Sul, pois são aves pelágicas, adaptadas para a vida no alto mar.

Para fazer o ninho os cagarros preferem cavidades naturais e fendas na rocha, mas também podem ocupar tocas de coelho no solo ou escavar o seu próprio buraco. Neste arquipélago nidificam mais de duzentos mil casais reprodutores, cerca de 76% da população mundial da espécie Calonectris diomedea-subespécie borealis, também conhecida na região por cagarra.
Os seus cantos nocturnos são peculiares e inesquecíveis. Ouvi-os, em criança, na Vila do Nordeste, em S. Miguel. Todos os dias, após anoitecer, eles passavam voando e "cantando" sobre a minha casa, o que me dava medo. Naquele tempo os cagarros eram considerados o "bicho-papão" da criançada.



Os cagarros têm, apenas, uma cria que alimentam até ao seu regresso ao Atlântico Sul, em Outubro. Os jovens deixados pelos progenitores, com a fome, começam a sair dos ninhos em direcção ao mar, em busca de alimento. Só regressam passados 5 anos para se reproduzirem e geralmente no mesmo local onde nasceram.
Esta espécie tem protecção legal a nivel nacional e internacional. O Governo dos Açores promove, todos aos anos, uma campanha, SOS Cagarros, em que a população ajuda a salvar muitas crias que acabam por cair nas estradas, atraídas pelas luzes artificiais, durante a saída dos ninhos para o mar. É considerada uma espécie vulnerável, por isso é proibido capturar ou abater estas aves assim como destruir ou danificar os seus habitats.


Link relacionado:

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Campeonato Mundial de Corrida de Caracóis

Realiza-se há 25 anos, no Reino Unido, o campeonato mundial da corrida mais lenta do mundo. Este ano venceu o caracol atleta Sidney, treinado por Claire Lawrence da Litcham . Sidney venceu a final em 3 minutos 41 segundos.
É muito melhor do que comê-los!
Mais informações no site oficial da Corrida de Caracóis.
Sidney, o vencedor

Links relacionados:
Caracol 'inspirado' em piloto da McLaren vence mundial na Inglaterra
Corrida maluca' em Jerusalém tem carrinhos em forma de camelo e caracol

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Dia Internacional Nelson Mandela





A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 18 de Julho como o Dia Internacional Nelson Mandela, com a primeira celebração este ano de 2010, em que completa 92 anos.
Para o Secretário Geral da ONU, o histórico líder da África do Sul representa os valores mais elevados da humanidade e das Nações Unidas. Na sua mensagem do primeiro Dia Internacional, Ban Ki-moon afirmou que a sua vida, força e dignidade são um exemplo para todo o mundo.
Nelson Mandela é uma das grandes referências políticas e sociais dos tempos actuais que, deste modo, se torna património mundial da humanidade.

John Nash, uma mente brilhante

John Nash, o génio matemático que inspirou o filme Uma Mente Brilhante esteve em Portugal para participar na 24.ª Conferência Europeia de Investigação Operacional, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Nash, de 82 anos, foi prémio Nobel da Economia em 1994, após uma recuperação de diagnóstico de esquizofrenia paranóide, durante cerca de 30 anos.
"A sua mente só pode ser brilhante - uma beautiful mind, como reza o título original da aclamada biografia que a jornalista Sylvia Nasar publicou em 1998, e que por sua vez inspirou, em 2001, o filme homónimo de Ron Howard, com Russell Crowe no papel principal. Só assim é que se explica a extraordinária história de John Nash".
Durante a sua estadia, o matemático falou ao Público sobre a sua vida e trabalho científico. Entrevista em Público.pt.
(Fonte da imagem: wikipédia)

Biodiversidade de Bragança


Percevejo com 12-15 mm de comprimento, com o nome científico Eurydema ornata. Pode ser observado em habitats de vários tipos, como prados, jardins, vegetação arbustiva e matos floridos.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Pergunte ao polvo

Um dos heróis do Mundial 2010 foi o polvo Paul, do Sea Life Aquarium na Alemanha, que conseguiu adivinhar, difícil mas não impossível, os resultados de jogos decisivos da competição.
Agora que o campeonato terminou, a brincadeira continuou e já existem, pelo menos, dois polvos virtuais adivinhos, um brasileiro e outro espanhol.
Se tem dúvidas na sua vida e é uma pessoa com senso de humor, pode pedir uma opinião a qualquer um destes cefalópodes da net, nos endereços


 
 
 
 
 
Pergunte ao polvo rosa
 
 
 
 
 
 
 
Pergunte ao pulpo Paul

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Robot Nexi e a confiança

Nexi é um robot exibido na conferência de novas tecnologias, em Siggraph, Los Angeles, em Agosto de 2008. É um dos robots com expressões faciais quase humanas. A robot Nexi foi criada para mostrar expressões humanas como tristeza, entusiasmo e aborrecimento.
Robot Nexi
Agora Nexi faz parte de uma pesquisa inovadora para determinar como os seres humanos decidem confiar em estranhos. Os investigadores estão examinando se sinais não-verbais e gestos podem afectar os nossos julgamentos de confiança. Veja como em ScienceDaily.
Se não conhece Nexi, pode ver o vídeo da BBC Brasil (é necessário desactivar o bloqueador de popups)

domingo, 11 de julho de 2010

A sonda Rosetta fotografou o asteróide Lutetia

Finalmente a sonda espacial Rosetta sobrevoou o asteróide Lutetia, com uma abordagem mais próxima de 3162 km. Para a Agência Espacial Europeia (ESA), este sábado, 10 de Julho, foi "um dia histórico".

Lutetia, a abordagem mais próxima
Créditos: ESA para 2010 MPS MPS Team OSIRIS / UPD LAM / IAA / via DSMS INTA / UPM / DASP / IDA /

A sonda tirou mais de 400 fotografias, revelando Lutetia cheia de crateras , tendo sofrido muitos impactos durante os seus 4,5 bilhões de anos de existência. As imagens confirmam que Lutetia é um corpo alongado, com cerca de 130 Km de comprimento. Foram consideradas imagens espectaculares, como aquela que mostra Lutetia, em primeiro plano, e Saturno com os seus anéis ao fundo.

Asteróide Lutetia e Saturno

A sonda caçadora-de-cometas vai continuar a sua missão, para um encontro, em 2014, com o seu principal alvo, o cometa Churyumov- Gerasimenko. Irá acompanhar o cometa durante meses, perto da órbita de Júpiter até à sua maior aproximação ao sol. Em Novembro de 2014, a Rosetta libertará a sonda robótica Philae no núcleo do cometa.
A sonda Rosetta foi lançada em 2 de Março de 2004 por um foguetão Ariane- 5G, a partir de Kourou, na Guiana Francesa.

sábado, 10 de julho de 2010

Torneira misturadora que poupa água

O investigador Vítor Costa, da Universidade de Aveiro, criou uma torneira misturadora inovadora que permite reduzir bastante o desperdício de água, cada vez que utilizamos a torneira de água quente e esperamos que a água aqueça. De acordo com o investigador, perdem-se, em média, três litros de água potável que vão para o esgoto, em cada utilização.

Com este dispositivo, já patenteado a nível internacional, toda a água é reutilizada e a torneira só fornece água quando ela já está quente, de acordo com a temperatura desejada.
Pensa-se que este sistema misturador, com função de poupança de água, deverá chegar ao mercado ainda este ano.
Mais informações em Expresso online.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Novas espécies de peixes encontradas no Golfo

Novas espécies de peixes foram descobertas e identificadas nas águas profundas ao longo da costa do Golfo, em áreas ameaçadas pelo derramamento de petróleo. São as espécies intermedius Halieutichthys e bispinosus Halieutichthys e ainda uma terceira, já conhecida, aculeatus Halieutichthys, que foi reescrita.

aculeatus Halieutichthys - Fonte: wikispecies

São espécies pequenas e espalmadas, tipo panqueca, que habitam o fundo do mar, alimentando-se de minúsculos invertebrados. São conhecidos por peixes-morcego, com as nadadeiras peitorais modificadas em forma de asa. Pertencem à família do tamboril Ogcocephalidae, um grupo de 70 espécies de fundo plano, muitas vezes em águas profundas e escuras.
São ainda mal conhecidas, mas com a vida em perigo, sobretudo a espécie intermedius Halieutichthys, cujo habitat se encontra precisamente na zona do derramamento.
Notícia e fotos publicadas em OurAmazingPlanet.
Veja também galeria de fotos de animais em risco no Golfo.

Paul, o famoso polvo do Mundial 2010

Mais uma vez o polvo alemão foi posto à prova e deu a sua opinião, a Espanha ganha o campeonato mundial de 2010, na África do Sul.
Notícia e vídeo em BBC News.

Avião solar completou voo nocturno

O avião movido a energia solar completou, com sucesso, o seu primeiro voo nocturno, numa viagem de 26 horas, o voo mais longo de uma aeronave movida a energia solar.

Projecto SolarImpulse (avião solar)

De acordo com Bertrand Piccard, fundador e presidente do projeto Solar Impulse, "É um passo crucial que prova que é possível voar sem usar uma única gota de combustíveis fósseis, recorrendo apenas a energias renováveis e tecnologias limpas".
Mais informações sobre o projecto no site oficial SolarImpulse e, ainda, mais fotogaleria e vídeo aqui.
Link relacionado:
Fotos do avião movido a energia solar

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Atmosfera terrestre

O ar é um material de suporte à vida dos seres vivos. Sem ele a vida não seria possível na Terra. Ele existe na atmosfera que envolve o nosso planeta.

Aurora Australis (Sul) observada a partir da Estação Espacial Internacional (21/06/2010)
Fonte: NASA

É visível a curvatura do horizonte da Terra e, directamente por cima (no centro da imagem em cima) uma linha azul ténue, da atmosfera superior.
Vivemos na troposfera , uma região de ar que começa no chão e sobe até cerca de 17 km (11 milhas). Mas a atmosfera eleva-se muito acima da troposfera, dividida em várias camadas, de acordo com as temperaturas, composição química e outros factores. Quanto maior a distância da superfície da Terra, mais rarefeito é o ar, isto é, contém menos oxigénio.

Pôr-do-sol e camadas da atmosfera vistos da Estação Espacial Internacional (14/06/2010)
Fonte: NASA

É na atmosfera que se encontra a camada de ozono, que protege os seres vivos dos efeitos nocivos da radiação UV. O Protocolo de Montreal e as suas emendas baniram o uso de químicos destruidores do ozono e a sua taxa de destruição parece ter abrandado.
A qualidade do ar é fundamental para a saúde pública e dos ecossistemas. Já não se pode negar que a actividade humana contribui para a poluição da atmosfera, com graves riscos para a biosfera. O aumento global das temperaturas de superfície, desde a década de 1950, está relacionado com o aumento dos gases com efeito de estufa. As alterações no dióxiode de carbono, metano, óxido nitroso, ozono, cobertura de nuvens, vapor de água e aerossóis contribuem para as alterações climáticas.
Pode obter-se mais informações sobre o estado actual da atmosfera no site oficial da Missão espacial Aura, da Nasa, que tem como objectivos estudar o ozono da Terra, a qualidade do ar e o clima. Existe há cerca de 5 anos e monitoriza a composição, a química e a dinâmica da atmosfera terrestre.
OurAmazingPlanet publica uma infografia que permite conhecer melhor a nossa atmosfera, a sua constituição e relação com a conquista do espaço pelo homem, pois só conhecendo podemos proteger.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Polvo "vidente"


Pela primeira vez Paul, o polvo do Sea Life Aquarium , na cidade ocidental de Oberhausen, não escolheu a Alemanha. Hoje, ele deu a victória à Espanha na semi-final. Veja o vídeo em BBC News.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ovos das tartarugas marinhas são retirados das praias do Golfo do México

Cerca de 70 mil ovos de 800 ninhos, da nova geração de tartarugas marinhas, vão ser evacuados da zona do derramamento de petróleo, no Golfo do México. Ficarão, devidamente acondicionados, numa instalação de segurança no Centro Espacial Kennedy, na Florida, e as novas tartaruguinhas serão lançadas às águas límpidas do Oceano Atlântico.

Tartarugas-de-couro serão lançadas na costa atlântica da Flórida - Foto: wikipédia

O objectivo deste plano é salvar o maior número possível de tartarugas marinhas, evitando que as novas gerações se lancem às águas poluídas do Golfo para uma morte certa.
Os responsáveis pela operação sabem que alguns destes embriões podem morrer na transferência, no entanto não querem deixar de tentar. A sua maior preocupação refere-se aos efeitos comportamentais que podem surgir mais tarde. As tartarugas marinhas adultas regressam ao local onde nasceram para fazer a postura. Nesta situação não se sabe o que pode acontecer, esta geração vai nascer fora do local habitual!
Mais informações na NatureNews.

Transition, o carro voador

´
Transition ou o carocha-voador?

Transition, o carro que voa, uma criação da empresa Terrafugia. É um protótipo de avião com quatro rodas para poder andar na estrada e no ar, uma inovação da Ciência e Tecnologia mas que continua a usar a gasolina para se mover. Estará disponível, para venda ao público, em 2011. Se tiver 160 mil euros, preço aproximado do veículo, poderá ultrapassar alguns problemas de trânsito, na hora de se deslocar para o seu local de trabalho!
Para mais informações sobre o avião-carro, consulte o site oficial da empresa e poderá ver ainda o vídeo no Youtube.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Espécies ameaçadas de extinção

Clique na imagem para conhecer algumas das espécies em grande perigo de extinção.
Fazem parte da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação (IUCN), e poderão desaparecer na próxima década, se não forem tomadas medidas urgentes para a sua preservação.

Orangotango-de-sumatra
Orangotango-de-sumatra - Fonte: wikipédia

Bebés do Mundo Selvagem

Clique na figura e conheça alguns dos bebés fofinhos da Vida Selvagem.

Panda Gigante