sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dia Internacional da Conservação dos Anfíbios

30 de Abril, “Save The Frogs Day”, é o Dia Internacional da Conservação dos Anfíbios, o grupo de vertebrados mais ameaçado de extinção. A celebração foi instituída em 2009 com o objectivo de conhecer melhor a importância destes animais e alertar para a necessidade da sua rápida protecção.

Os Anfíbios têm um papel importante nos ecossistemas húmidos onde vivem. Alimentam-se de insectos, muitos dos quais são transmissores de doenças.
Em Portugal foi lançada uma Campanha Nacional de Conservação de Anfíbios - A NaturSAPO, organizada pela Naturlink enquanto canal ambiental do portal SAPO e com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente e do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.
Está a decorrer a Exposição “Anfíbios: uma pata na água, outra na terra”, que pode ser visitada na Casa Andersen, no Jardim Botânico do Porto (Rua do Campo Alegre nº 1191), todos os dias entre as 10h e as 18h, até 15 de Maio de 2010.
Mais informações no site da exposição.


 
http://www.expoanfibios.org/

Teste o seu ouvido sobre alguns sons da natureza neste jogo de memória

Bactérias e Arte

As bactérias são seres unicelulares, só visíveis ao microscópio, mas que estão presentes em todo o lado. São dos organismos mais bem sucedidos do planeta e dos mais antigos.
Algumas bactérias são patogénicas, provocando doenças graves, mas outras há que são úteis, por exemplo, no fabrico de medicamentos. No ciclo de vida da Terra, as bactérias decompositoras do solo têm um papel importante na reciclagem da matéria orgânica.
As bactérias podem ser cultivadas em laboratório, numa placa de Petri contendo um meio de cultura adequado, formando colónias de milhões de indivíduos. A criatividade humana transformou algumas destas culturas em autênticas obras de arte, onde as bactérias e as suas colónias, de padrões originais, são as protagonistas, com a ajuda da fotografia microscópica.
Aqui podemos apreciar as criações do cientista Eshel Ben-Jacob (http://star.tau.ac.il/~eshel/), professor de Física da Universidade de Tel-Aviv (clic na imagem).

Bactérias e Arte

Mais arte com bactérias em Microbial Art.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Animações em Biologia Celular

Site muito interessante de Animações em Biologia Celular, mais adequadas ao ensino secundário e apresentadas em português e outros idiomas.
Como exemplo, esta animação sobre a Evolução, desde o Big Bang aos dias de hoje: a linha do tempo da evolução.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sinfonia da Ciência

Uma forma de transmitir conhecimento científico e filosofia através da música, é o projecto musical The Symphony of Science, iniciado em 2009 e liderado por John Boswell. No seu site podemos apreciar os 5 vídeos musicais do projecto, assim como ter acesso a letras, fazer o download das músicas e seguir as ligações para alguns temas com elas relacionados.
Escolhi dois vídeos como exemplos. Todos eles podem ser vistos, também, no You Tube, legendados em português. 'The Unbroken Thread', onde se misturam as palavras e imagens de Carl Sagan, David Attenbourough e Jane Goodall, num hino à Biodiversidade, neste Ano Internacional da Biodiversidade. The Poetry of Reality, o último da série, é um hino à ciência, a poesia da realidade.
Todo o projecto é original no modo como promove a ciência, através da música e o sábio contributo daqueles que a vão construindo todos os dias. Carl Sagan está presente, uma homenagem merecida!

Symphony of Science - 'The Unbroken Thread'

 

Symphony of Science - The Poetry of Reality (Um hino à Ciência)

domingo, 25 de abril de 2010

Ciência divertida

A realizar na presença de adulto. Divirtam-se.


Material: vela (fósforos) / dois copos / vinagre / bicarbonato de sódio
Mais experiências interessantes no rodapé do blog, com a colaboração possível do Youtube.

sábado, 24 de abril de 2010

Wordle - Nuvem de palavras

O Wordle é um software que permite criar, online, “nuvens de palavras” a partir de texto fornecido. É possível modifcar fontes, cores e disposição. As palavras mais frequentes no texto original surgem maiores.
Como exemplo uma “nuvem” a que chamei Biodiversidade, constituída por palavras que, no seu conjunto, a caracterizam.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Hubble faz 20 anos!

O conhecido Telescópio Espacial Hubble está de parabéns pelos seus vinte anos de funcionamento e resultados extraordinários no conhecimento do Universo. É um telescópio do tipo reflector Cassegrain, lançado em 24 de Abril de 1990 e orbita a Terra acima da atmosfera, o que lhe permite uma melhor visão que os telescópios terrestres. Deve o seu nome ao astrónomo Edwin Hubble que investigou o Universo e a sua expansão.
A missão Hubble é considerada uma das mais bem sucedidas e mais longas da NASA. As suas observações detalhadas do céu profundo fizéram evoluir a Astronomia, tornando-o um dos observatórios mais importantes da história da ciência da astronomia.


O Hubble é conhecido pelas lindíssimas imagens de corpos celestes, mas os seus instrumentos de observação permitiram outras descobertas, como a idade do universo, aproximadamente 13 ou 14 biliões de anos, confirmaram a sua expansão e, ainda, foram fundamentais na descoberta da energia negra, uma força algo misteriosa que faz com que a expansão do Universo se acelere. Com o Hubble conseguiu-se caracterizar a atmosfera de planetas exteriores ao sistema solar, os exoplanetas nunca antes observados.
A NASA celebra o 20º aniversário do telescópio Hubble, através de um gráfico interactivo sobre os seus maiores sucessos, a sua história e algumas das espantosas imagens do Universo que ele revelou.

20 Anos do Hubble20 Anos do Hubble (gráfico interacrivo)

Atendendo ao impacto que o telescópio teve nas pessoas em todo o mundo, a NASA e a Hubblesite.org agora convidam essas mesmas pessoas a fazerem parte da história do Hubble. Para isso, podem enviar uma mensagem, através de um postal online, onde cada visitante regista o modo como o telescópio o afectou.
O James Webb Space Telescope (Webb) é o próximo observatório da NASA a suceder o Telescópio Espacial Hubble em 2014. Terá uma órbita para além da Lua e irá detectar a radiação infravermelha e ser capaz de ver nessa onda, assim como o Hubble vê em luz visível.
Imagens inéditas, apresentadas pela NASA neste aniversário, de uma pequena porção da nebulosa Carina, uma das maiores regiões de nascimento de estrelas da galáxia. O Hubble continua brilhante!

Infografia

A infografia é uma forma de comunicação visual da informação, cada vez mais comum, e onde se utiliza a imagem com um mínimo de texto.


Como exemplo, escolhi estas duas infografias online, respectivamente, no Público.pt e Expresso.

As palavras da década (mova o rato sobre as palavras e pressione):
Espaço – Os gelos continentais sob vigilância

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Robot dobra toalhas

Não haverá um que saiba limpar o pó e cozinhar?

terça-feira, 20 de abril de 2010

Semana do ADN

Inicia-se hoje, 20 de Abril, a Semana do ADN, organizada pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Genética Humana. Com uma série de actividades, especialmente dirigidas ao público escolar, pretende-se dar a conhecer a molécula do ADN, “os mecanismos e processos a ela associados e as suas aplicações e consequências para os cidadãos”. A semana termina no dia 25 de Abril, Dia Internacional do ADN, dedicado à Genética e as suas potencialidades.

A estrutura de dupla hélice do ADN foi descoberta por James Watson e Francis Crick em 7 de Março de 1953, tendo recebido, por isso, o Prémio Nobel de Fisiologia/Medicina em 1962, juntamente com Maurice Wilkins pela sua colaboração. É através do ADN que são transmitidas as características hereditárias de cada indivíduo, ele é um factor essencial na biodiversidade.

Vida marinha e arte

O censo da vida marinha é um projecto de colaboração global, com o objectivo de fazer um levantamento da diversidade, distribuição e abundância da vida nos oceanos do planeta. A investigação iniciou-se em 2000 e termina este ano, com a apresentação do Censo da Vida Marinha 2010, o primeiro catálogo completo da vida marinha que servirá de base na tomada de decisões sobre a melhor gestão dos recursos vivos do oceano global.
As descobertas feitas, durante os dez anos da pesquisa, inspiraram vários artistas em todo o mundo.
"Both artists and researchers are driven by curiosity about the world around them. They observe and then
communicate their observations. Both can learn from each other." Odd Askel Bergstad responsável do Projecto, MAR-ECO.

Entre as várias tecnologias utilizadas pelo projecto, a fotografia permitiu a obtenção de imagens fabulosas da vida marinha de diferentes habitats do globo, como estas:
Vida nas profundezas do oceano
Animais do Oceano Árctico
Vida difícil de se ver
Organismos luminosos
Galeria de imagens
O site do censo apresenta estas e outras formas de arte relacionadas com a investigação, apontadas no endereço O Censo nas Artes.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Nuvem vulcânica

 O vulcão de Eyjafjallajökull, na Islândia, continua em erupção, libertando nuvens de cinzas que se espalham pelo planeta, lançando o caos na Europa e afectando também outras partes do mundo.

Quem gosta de se manter informado (melhor se não precisar de viajar), pode seguir o trajecto da nuvem vulcânica e previsões, com animações/simulações nos sites
Instituto Nacional de Pesquisa Ambiental da Universidade de Aarhus, da Dinamarca
Met Office de Londres (Instituto de Meteorologia)
Há que ter em atenção os diferentes fusos horários e pode ser útil uma pequena ajuda do Google tradutor.

domingo, 18 de abril de 2010

Islândia, ilha vulcânica

Islândia, ilha vulcânica que faz parte da dorsal meso Atlântica, no Atlântico Norte. Esta cadeia montanhosa estende-se, por cerca de 11300 quilómetros, submersa no oceano Atlântico, no limite entre placas tectónicas divergentes e atravessada por falhas. Surge à superfície em alguns lugares, formando ilhas como a Islândia e os Açores, onde se situa um dos seus pontos mais elevados, na ilha do Pico.
Nestas ilhas os fenómenos vulcânicos são variados e estão sempre presentes. O cheiro a ovos podres do gás sulfídrico ou sulfureto de hidrogénio, um dos gases libertados, é característico. Conheço-o muito bem, nasci e vivi muitos anos em S. Miguel, nos Açores.

A história vulcânica recente da Islândia torna esta ilha uma das mais perigosas da Terra. O documentário "Como nasceu o nosso planeta - Islândia", distribuído em cinco vídeos, permite compreender melhor a sua geologia e como ela pode influenciar todo o planeta.
Islândia1; Islândia2; Islândia3; Islândia4; Islândia5

sábado, 17 de abril de 2010

Planeta agitado!

Temos tremores de terra, maremotos, inundações. tornados e trombas-de-água.
Um vulcão lança o caos na Terra e corre o risco de "acordar" outro ainda maior!
Até o Sol resolve "dar um ar da sua graça", depois de uma temporada de quietude, e atira para o espaço uma boa quantidade do seu material!
E como tudo isto fosse pouco, cai um meteorito, ou será um pedaço de satélite?
Os deuses devem estar muito zangados!
Apesar de tudo, há fenómenos naturais espectaculares, como as auroras boreais, resultantes da interacção de partículas solares e o campo magnético terrestre, no pólo norte. Na impossibilidade de as observar "in loco", a internet oferece-nos fotos lindíssimas como as que encontrei aqui e aqui.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Campanha sobre a Biodiversidade


No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade 2010, a Comissão Europeia iniciou uma campanha sobre a Biodiversidade, disponível na internet em 23 línguas, no endereço


http://ec.europa.eu/environment/biodiversity/campaign/

quinta-feira, 15 de abril de 2010

As espécies mais perigosas no Mediterrâneo

A região mediterrânica apresenta uma grande variedade de espécies e ecossistemas terrestres e marínhos. Actualmente é afectada por vários problemas, resultantes da actividade humana, com graves consequências para a sua biodiversidade, áreas costeiras e recursos naturais. A poluição e a pesca excessiva são ameaças à fauna e flora do mar Mediterrâneo. Esta situação pode ser, também, agravada pelos vários impactos das mudanças climáticas.
Nos meus “passeios” pela internet encontrei um cartaz, elaborado por Klas Ernflo, para uma campanha a favor do Mediterrâneo, realizada pelo Governo da Catalunya, em 2005. Apesar do tempo passado, vale a pena ver, com um simples clic na imagem.
As mais perigosas espécies no Mediterrâneo
(clique na imagem)

A Generalitat de Catalunya faz parte do Centro de Cooperação do Mediterrâneo da IUCN  de que Portugal também é membro. Este Centro tem como objectivos prioritários, a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais da região mediterrânica.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Skoool.pt

portal Skoool.pt oferece um conjunto de conteúdos e recursos digitais interactivos na Internet, concebidos para apoiar professores e alunos nas áreas das ciências e da matemática, 2º e 3º ciclos.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Houston, we have a problem here!

Foi com esta frase que eu tomei conhecimento que algo de errado se passava com a nave Apollo13, lançada do cabo Kennedy dois dias antes, 11 de Abril de 1970. Faz hoje precisamente 40 anos que o acidente me surpreendeu e emocionou. Esperei com ansiedade cada notícia sobre os esforços para fazer regressar a tripulação, a comunicação não se fazia como agora!
Celebrei, com alívio e alegria, a chegada à Terra dos astronautas James Lovell, Fred Haise e John Swigert, sãos e salvos, com a ajuda do módulo lunar Aquarius.


Encontrei no You Tube uma animação, narrada por Andrew Chaikin, autor do livro "A Man on the Moon.", onde se pretende simular o que poderia acontecer se os astronautas não tivéssem chegado à Terra. Mas eles sobreviveram! É interessante o que a Ciência e a Tecnologia nos pode dar, no entanto, tal como é referido na animação, “Apollo 13 lembra a todos nós o que as pessoas podem conseguir, quando trabalham juntas e recusam falhar”.

domingo, 11 de abril de 2010

Animais anaeróbicos

A revista de acesso livre BMC Biology publicou a descoberta de três novas espécies de loricíferos, invertebrados pluricelulares marinhos com cerca de 1mm, capazes de viver na ausência total de luz e oxigénio. Este facto torna as espécies únicas no Reino Animal, pois até agora essa característica era conhecida apenas em alguns microrganismos. A descoberta deve-se ao cientista italiano Roberto Donavaro e a sua equipa, durante as expedições a L'Atalante, região do Mediterrâneo a 3,5 quilómetros de profundidade e cerca de 200 quilómetros a oeste da ilha de Creta.
As novas espécies do Filo Loricífera são designadas por Spinoloricus nov. sp., Rugiloricus nov. sp. E Pliciloricus nov. sp.








Spinoloricus nov. sp (imagem microscópica)

sábado, 10 de abril de 2010

O som do silêncio

O mágico mundo dos incas!


Falta de comunicação e amor entre as pessoas, talvez solidão, "...pessoas ouvem sem escutar...", é do que fala "The Sound of Silence", de Simon e Garfunkel.

Versão legendada, em português, aqui.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

LivroClip - o livro na sala de aula

Biblioteca de Livros Digitais portuguesa representa uma das muitas acções do Plano Nacional de Leitura, para incentivar os jovens na leitura, utilizando as potencialidades da internet na promoção de uma melhor educação.
Do outro lado do Atlântico, e com objectivos semelhantes, surgiu a primeira “Livropédia brasileira”, integrada no site LivroClip. Aqui, cada obra literária apresenta uma moldura digital, o LivroClip, que inclui “uma animação sobre a obra, trechos, biografia do autor e uma seção especial que transforma o livro em material pedagógico gratuito para uso de professores em salas de aula do ensino fundamental, médio e superior”.
Muitos dos LivroClips existentes dizem respeito a autores portugueses que todos nós conhecemos, como os Lusíadas, de Camões, e a biografia de Fernando Pessoa, os dois LivroClips que aqui trago como exemplo.


Biblioteca de Livros Digitais

A Biblioteca de Livros Digitais, uma iniciativa Web 2.0, faz parte do Plano Nacional de Leitura (PNL). Ainda numa fase inicial, apresenta já um conjunto de obras literárias para crianças e jovens, entre os três e dezasseis anos, todos recomendados pelo PNL. Os utilizadores podem ler e/ou ouvir a versão sonora, ver imagens e, no final da leitura, também podem escrever. É uma iniciativa interessante que vale a pena visitar e experimentar neste endereço.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Educação para a saúde

As condições de vida e de trabalho nas cidades podem constituir factores de risco para a saúde, agravados pelos estilos de vida adoptados.
O correcto planeamento urbano ajuda na promoção de comportamentos mais saudáveis e seguros.
A escola tem um papel importante na prevenção dos comportamentos de risco, investindo cada vez mais na educação para a saúde e cidadania.

Mais informações sobre o Dia Mundial da Saúde 2010 aqui.

terça-feira, 6 de abril de 2010

"Laika: carta para a Terra"

“Se um dia virem um monumento que me seja dedicado, por favor desviem os vossos pensamentos para todos os animais amigos do Homem que, mesmo sem serem heróis, quiseram e querem contribuir para que este mundo possa ser um pouco melhor e deixe de ser aquilo a que, abusivamente, costumam chamar “mundo cão”.“
Excerto de "Laika: carta para a Terra", do livro Amados Cães, de José Jorge Letria, boa leitura recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para o 7º, 8º e 9º anos de escolaridade.

Monumento, localizado em Moscovo, de homenagem à cadela Laika, o primeiro ser vivo a orbitar a Terra, abrindo o caminho para a participação do homem na exploração espacial.
Fonte da imagem: http://www.areavoices.com/astrobob/?blog=25933

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Ciência e Tecnologia






Lua (Sony DSC - P7, 3.2 mega pixels)




Lua - Cratera da Humidade (Telescópio Meade ETX 105, CCD)





Jupiter e os satélites galileanos (Telescópio Meade ETX 105, CCD)
Sou uma curiosa dos temas de Astronomia. Gosto de observar o céu nocturno, e ver o que por lá anda. De vez em quando, tiro umas fotografias. Não se preocupem, não vou fazer uma exposição! Apenas aproveito o que a Ciência e Tecnologia me oferece, para fazer o que gosto.
São fotografias digitais, tão comuns actualmente, graças ao trabalho de dois cientistas, Willard Boyle e George Smith, que inventaram um sensor de imagens digitais, o CCD (Charge-Coupled Device), utilizado em quase todos os domínios da fotografia. Em 2009, estes cientistas partilharam o Prémio Nobel da Física conjuntamente com Charles Kao, que desenvolveu a tecnologia da fibra óptica, presente nas comunicações telefónicas e em rede. São considerados pioneiros da comunicação, o seu trabalho preparou o caminho para a era da internet (Reuters).

quinta-feira, 1 de abril de 2010

À procura do Big Bang

Após algumas tentativas falhadas, finalmente o maior acelerador de partículas, Large Hadron Collider (LHC), permitiu as primeiras colisões a energias elevadas. A experiência realizou-se no Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), em Genebra, o mesmo laboratório onde se desenvolveu a World Wide Web, há cerca de 20 anos.


Agora já é possível recriar as condições do Universo, após o Big Bang, e investigar a matéria através de partículas formadas na colisão. Procura-se compreender cada vez mais como se formou o Universo, o ser humano quer saber as suas origens.
A investigação vai continuar, não se formou nenhum buraco negro capaz de a interromper! De qualquer modo é uma grande descoberta da Ciência e Tecnologia, uma vitória do engenho humano. Esperemos que a "máquina do Big Bang", como alguém a chamou, possa trazer também, como consequência, outros benefícios para a humanidade. Afinal estamos rodeados de pequenos confortos e aparelhos, que contribuem para o nosso bem-estar e saúde, e que são aplicações de resultados científicos desconhecidos da grande maioria das pessoas!
Alice Website