sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Satélite capta três tempestades simultâneas

O satélite NOAA GOES-13, da NASA, captou a impressionante imagem mostrando três tempestades: furacão Kirk e tempestade tropical Leslie sobre o Oceano Atlântico e a tempestade tropical Isaac sobre terra. A imagem foi obtida em 31 de Agosto de2012, pelas 4:45 am EDT - Crédito: NASA GOES Project.

Esta sexta-feira, 31 de Agosto de 2012, o satélite NOAA GOES-13 captou, numa mesma imagem, três tempestades: a tempestade tropical Isaac, que vai enfraquecendo enquanto distribui chuvas fortes ao longo do seu trajecto sobre o Vale do Mississipi, nos Estados Unidos; o pequeno (em extensão) furacão Kirk de categoria 2 na escala de Saffir-Simpson, movendo-se no Oceano Atlântico Central, com ventos máximos de 165 quilómetros por hora e a tempestade tropical Leslie, também sobre o Allântico Central, com ventos máximos de 100 quilómetros por hora.
De acordo com o Centro Nacional de Furacões, Leslie está a fortalecer num trajecto para oeste, em direcção às Caraíbas. Espera-se que passe a furacão neste fim-de-semana de 1/2 de Setembro. Como continua a mover-se em ambiente favorável de águas quentes, Leslie poderá tornar-se num grande furacão nessa altura.
Fonte: NASA

Sonda Dawn vai partir do gigante asteróide para o planeta anão

Ilustração do grande asteróide Vesta e a sonda Dawn, que chegou em 15 Julho de 2011 PDT (16 de Julho de 2011 EDT), estando prevista a sua saída em 4 de Setembro de 2012 PDT (5 de Setembro de 2012 EDT). O feixe azul/verde da sonda tem a cor dos iões de xénon do seu sistema de propulsão - Crédito: NASA/JPL-Caltech

A sonda Dawn, da NASA, terminou a sua missão no gigante asteróide Vesta e está prestes a partir para a sua longa viagem de 2,5 anos até ao planeta anão Ceres, o maior objecto do Cinturão de Asteróides.
Se conseguir o seu objectivo, será a pimeira sonda a orbitar e estudar dois destinos distantes do sistema solar, para ajudar os cientistas a compreender como ele se formou e evoluiu. Os dois alvos da sonda Dawn, Vesta e Ceres, são corpos do Cinturão de Asteróides que testemunharam grande parte da história do nosso Sistema Solar.
A sonda está programada para deixar Vesta em 4 de Setembro PDT (5 de Setembro EDT), devendo chegar ao planeta anão no início de 2015.
Agora, Dawn está a afastar-se lentamente de Vesta movendo-se em espiral, tão suavemente como chegou, usando um sistema especial, chamado de propulsão iónica, um sistema muito eficiente que, através de electricidade, ioniza átomos do gás raro xénon, gerando impulso propulsor à sonda.

A Lua Azul em Bragança

A Lua Azul vista em Bragança, em 31 de Agosto de 2012 (AA)


Os humanos namoraram com neandertais e denisovanos

Na gruta de Denisova, nos Montes Altai, na Sibéria, foram encontrados, em 2008, restos de um hominídeo (Homem de Denisova) que viveu entre 40 a 80 mil anos atrás. Era um parente próximo dos neandertais e conviveu com o homem moderno - Crédito: wikipédia

Uma equipa internacional de cientistas sequenciou o genoma completo dos denisovanos, a partir dos restos fósseis destes hominídeos, uma falange e dois dentes molares de uma menina que viveu nas montanhas Altai, entre 40 mil e 80 mil anos, e que foram encontrados na gruta de Denisova, na Sibéria, em 2008.
Os cientistas utilizaram um novo método que amplia as cadeias simples de ADN, obtendo um sequenciamento do genoma antigo de grande qualidade, como se fosse de uma pessoa ainda viva, revelando, por exemplo, que a menina tinha cabelos e olhos castanhos e pele escura. Além disso, confirmou que também eles, tal como os neandertais, se reproduziram com a nossa espécie, o Homo sapiens. O estudo foi publicado esta semana na revista Science.
A qualidade da análise genética a partir da falange desta criança denisovana, que viveu há 50 mil anos atrás, permitiu comparar o seu genoma directamente com os genomas de humanos modernos vivos, para estudar o contributo destes hominídeos na carga genética de algumas populações actuais. Daqui resultou um catálogo quase completo do pequeno número de alterações genéticas que tornaram os homens modernos distintos dos Denisovanos, que eram parentes próximos do homem de Neandertal.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Nesta sexta-feira a Lua é azul

Esta pequena Lua é acinzentada, amanhã será uma Lua Azul (AA)

Nesta sexta-feira, 31 de Agosto de 2012, será a Lua Cheia, e é a segunda vez que acontece este mês. A primeira Lua Cheia foi em 1/2 de Agosto. Segundo a cultura popular, sempre que existe duas luas cheias num mês, a segunda é a "Lua Azul".
Desde 2000, só houve sete “luas azuis”, a última foi em Dezembro de 2009 e, depois desta sexta-feira, a próxima será em Julho de 2015.
Será que a "Lua Azul" é mesmo azul? Provavelmente não. Na maioria dos casos é cinzenta ou branca, semelhante a qualquer Lua Cheia, não interessando se é a primeira ou a segunda vez que aparece no mês.
No entanto, por vezes, em determinadas circunstâncias a Lua pode ficar mesmo azul, por exemplo, durante erupções vulcânicas.

Sondas que vão estudar os cinturões de radiação Van Allen já estão no espaço

O foguetão Atlas V, transportando as sondas gémeas RBSP, foi lançado com sucesso esta quinta-feira (30 de Agosto de 2012 - Crédito: NASA

As duas sondas Radiation Belt Storm Probes (RBSP) já estão em órbita da Terra, depois do seu lançamento bem sucedido, hoje de manhã. É o início da sua missão de dois anos para estudar os cinturões de radiação do nosso planeta.
As sondas gémeas foram transportadas por um foguetão Atlas V, a partir da Base da Força Aérea, no Cabo Canaveral, na Flórida.
Durante a missão RBSP, as sondas vão voar em órbitas separadas ao longo do interior e exterior dos cinturões de radiação Van Allen que circundam a Terra. O Sol influencia o comportamento dos cinturões de radiação, onde milhões de partículas solares carregadas de alta energia foram capturadas pelo campo magnético da Terra. Estas partículas em movimento rápido podem danificar satélites e constituir um perigo para os astronautas em órbita ou, eventualmente, afectar a vida na Terra.
As sondas vão explorar as mudanças causadas pelo Sol no ambiente espacial que envolve a Terra, o conhecido clima espacial. A missão também irá fornecer dados sobre a radiação fundamental e processos de aceleração de partículas no universo.
Fonte: NASA

Saturno e Titâ nas suas cores naturais

Uma lua gigante na frente de um planeta gigante, passando por mudanças sazonais, mosaico de imagens de Titã e Saturno captadas pela sonda Cassini em cores naturais, aproximadamente a 778000 quilómetros de Titâ, em 6 de Maio de 2012 - Crédito: NASA/JPL-Caltech/SSI

A NASA apresentou, nesta quarta-feira (29 de Agosto) espectaculares imagens de Saturno e da sua maior lua, Titã, em cores naturais. As imagens da sonda Cassini captam o sistema de Saturno que passa por uma mudança sazonal.
O planeta dos anéis e as suas luas estão muito diferentes de quando Cassini chegou, em 2004. Após a chegada da Cassini, há oito anos, o hemisfério norte de Saturno, no inverno, era azul-celeste. Agora que o inverno está a mudar-se para o hemisfério sul do planeta e o verão para o norte, o esquema de cores está a inverter-se: o azul está a surgir na atmosfera do sul e está a desaparecer do norte.

WISE observou quasars e galáxias hot DOGs

Pesquisando todo o céu em infravermelho o telescópio WISE da NASA identificou milhões de candidatos a quasar (circulos amarelos) - Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA

O telescópio espacial Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE) descobriu uma enorme quantidade de buracos negros supermassivos e uma população menor de objectos raros, que os cientistas chamam de galáxias "hot DOGs" e que são galáxias quentes obscurecidas pela poeira.
As descobertas foram feitas a partir dos dados recolhidos pelo telescópio de infravermelhos WISE, da NASA, que examinou o céu inteiro, duas vezes, em luz infravermelha, entre Dezembro de 2009 e Fevereiro de 2011, captando milhões de imagens de objectos espaciais variados como, por exemplo, asteróides potencialmente perigosos para a Terra.
O catálogo completo das suas observações durante a missão foi lançado publicamente, em Março de 2012, permitindo aos astrónomos fazer novas descobertas.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Concurso internacional "Fotógrafo da Vida Selvagem do Ano"


Todos os anos, desde 1965, o concurso internacional "Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano" premeia a melhor fotografia da natureza. A competição é da responsabilidade do Museu de História Natural de Londres e da BBC Vida Selvagem (BBC Worldwide).
Este ano de 2012, a competição recebeu 48 mil inscrições de 98 países. Foram seleccionadas as 100 melhores, que serão exibidas no Museu de História Natural de Londres, em 19 Outubro de 2012.
Os vencedores serão anunciados numa cerimónia, em 17 de Outubro, e podem ser apreciados online, a partir de 18 de Outubro de 2012.
Algumas das melhores fotografias deste ano, e de outros anos anteriores, podem ser apreciadas neste endereço ou aqui.
Fonte: Museu de História Natural de Londres

Blocos constituintes da vida são descobertos em redor de uma estrela jovem

Imagem da região de formação estelar Rho Ophiuchi, vista em infravermelho pelo observatóerio da NASA, Wide-field Infrared Explorer (WISE) . A estrela IRAS 16293-2422 é o objecto vermelho no centro do pequeno quadrado. A imagem sobreposta é uma ilustração das moléculas de glicoaldeído. Nesta imagem do WISE, o azul e o ciano representam a radiação emitida nos comprimentos de onda de 3.4 e 4.6 micrómetros, emitidos predominantemente por estrelas. O verde e o vermelho representam a radiação a 12 e 22 micrómetros, respectivamente, principalmente emitida pela poeira - Crédito: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/L. Calçada (ESO) & NASA/JPL-Caltech/WISE Team

Astrónomos descobriram moléculas de açúcar no gás que rodeia uma estrela jovem semelhante ao nosso Sol. É a primeira vez que é descoberto açúcar no espaço em torno de uma tal estrela, o que mostra que os blocos constituintes da vida se encontram no local mais adequado e a tempo de serem incluídos em planetas que se estejam a formar à volta da estrela.
Utilizando o telescópio ALMA, os astrónomos descobriram moléculas de glicoaldeído - uma forma simples de açúcar - no gás que circunda uma estrela binária jovem, com massa semelhante ao Sol, chamada IRAS 16293-2422, na constelação de Ofiúco.
O glicoaldeído já tinha sido observado anteriormente no espaço interestelar, mas esta é a primeira vez que é descoberto tão perto de uma estrela do tipo solar, a distâncias comparáveis à distância de Urano ao Sol, no Sistema Solar. Esta descoberta mostra que alguns dos componentes químicos necessários à vida existiam neste sistema na altura da formação planetária.

Vista nocturna da tempestade tropical Isaac

O satélite Suomi NPP, da NASA, obteve esta imagem da tempestade tropical Isaac vista do espaço, à noite, em 28 de Agosto de 2012, aproximando-se dos Estados Unidos, através do Golfo do México - Crédito: NASA/Earth Observatory/Jesse Allen e Robert Simmon

No início da noite de 28 de Agosto de 2012, o satélite Suomi-NPP captou esta fantástica vista nocturna da tempestade tropical Isaac( ainda não era furacão), em aproximação dos Estados Unidos, e as luzes das cidades americanas próximas da costa do Golfo do México. A imagem foi obtida apenas após a meia-noite local, em que as nuvens de Isaac estavam iluminadas pelo luar.
Nesta quarta-feira (29 de Agosto), Isaac é um furacão de categoria 1 e as imagens de satélite mostram que atingiu terra por duas vezes, esta noite no Louisiana. Está a afectar este estado e os outros vizinhos, sobretudo nas zonas costeiras, com chuvas torrenciais e ventos máximos sustentados de 120 quilómetros por hora.
O olho do furacão não atingiu directamente a cidade de Nova Orleães, mas passou perto, mais a sul, na paróquia de Plaquemines, onde fez a água ultrapassar os diques de protecção. De acordo com autoridades da cidade, o sistema de proteção contra as inundações, que foi amplamente reforçado depois do Katrina, parece estar a funcionar bem até agora.
O furacão deverá demorar dois dias a deixar Luisiana rumo ao estado de Arkansas. De acordo com o Centro Nacional de Furacões, o furacão deve diminuir de força e regressar à categoria de tempestade tropicala já amanhã (30 de Agosto).
Ainda como tempestade tropical, o Isaac deixou 18 mortos no Haiti e mais 5 na República Dominicana.
Fonte: via Earth Observatory

Link relacionado:
Isaac é rebaixado para tempestade tropical, mas ainda ameaça Nova Orleans

Robô Curiosity transmitiu a primeira música, a partir de Marte

Em 22 de Agosto de 2012, o robô Curiosity deixou, pela primeira vez, as marcas das suas seis rodas na superfície de Marte - Crédito: NASA/JPL-Caltech

Pela primeira vez na história, uma música gravada foi transmitida para a Terra a partir de outro planeta.
Depois da mensagem gravada do Administrador da NASA, a canção "Reach for the Stars" do rapper norte-americano will.i.am, mais conhecido pelo seu trabalho com os Black Eyed Peas, também foi ouvida no Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, Califórnia.
O som musical percorreu mais de 700 milhões de quilómetros da Terra até Marte, e regresso de volta enviado pelo robô Curiosity, que se encontra na superfície do planeta vermelho, desde 6 de Agosto. Estiveram presentes cientistas, alunos, convidados especiais e meios de comunicação.
A cancão, escrita propositadamente para celebrar o sucesso do Curiosity, tornou-se na primeira música interplanetária e com um objectivo educativo de incentivar os jovens pela ciência e exploração espacial (vídeo da música no final).

Coala apanha boleia em canoa na Austrália


Canoistas na Austrália ficaram surpreendidos ao verem um pequeno Coala nadando perto da margem de um rio - eles não são conhecidos por gostarem muito da água - e mais admirados ficaram quando o viram nadar em direcção a uma das canoas com evidente intenção de apanhar uma boleia para sair do lugar, o que realmente aconteceu. O coala, que demonstrou grande iniciativa, foi levado para junto de outros da sua espécie.
Fonte: ÚltimoSegundo

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Descoberto sistema planetário com dois planetas orbitando um par de estrelas

O sistema planetário circumbinário Kepler-47 tem dois planetas em trânsito orbitando as duas estrelas. Está localizado a 4900 anos-luz da Terra, na constelação Cygnus - Crédito: NASA/JPL-Caltech/T. Pyle

Astrónomos anunciaram a descoberta, pela primeira vez, de um sistema planetário contendo múltiplos planetas em trânsito orbitando duas estrelas. Este sistema, conhecido por sistema planetário circumbinário, está localizado a 4900 anos-luz da Terra, na constelação Cygnus.
Há pouco menos de um ano foi apresentado o planeta circumbinário Kepler-16b. Agora, o Telescópio Espacial Kepler descobriu mais dois planetas num sistema do mesmo tipo, Kepler-47.
Vistas a partir da Terra, as duas estrelas em órbita eclipsam-se regularmente uma à outra a cada 7,5 dias. Uma das estrelas tem um tamanho semelhante ao Sol, mas apenas 84% do seu brilho. A segunda estrela é muito pequena, medindo apenas um terço do tamanho do Sol e com menos de 1% do brilho.

Todos os olhos estão postos no furacão Isaac, sete anos depois do Katrina

O satélite Terra, da NASA, captou uma imagem do furacão Isaac que se aproxima da Louisiana, em 28 de Agosto pelas 12:30 EDT. Trovoadas e aguaceiros estendem-se desde as Carolinas, a oeste sobre a Geórgia, Alabama, Mississippi, Flórida e na Louisiana, com o centro do furacão Isaac ao sul da foz do rio Mississippi - Crédito: NASA Goddard MODIS Equipe de Resposta Rápida

Os satélites da NASA têm vindo a observar o desenvolvimento e progressão do furacão Isaac, enquanto se dirige para terra firme. Isaac tornou-se um furacão no Golfo do México, esta terça-feira 28 de Agosto.
Pelas 12:30 am EDT, o satélite Terra da NASA registou uma imagem do enorme tamanho da tempestade. As nuvens mais a oriente estão sobre as Carolinas e a ocidente chegam ao leste do Texas.
Isaac tornou-se um furacão de categoria 1, na escala Saffir-Simpson, com ventos máximos de 120 quilómetros por hora. Foi localizado a cerca de 85 km, ao sul-sudeste da foz do rio Mississippi. O furacão move-se para noroeste e deve continuar nessa direcção nos próximos um ou dois dias.
De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC), o centro de Isaac vai estar perto ou sobre a costa do Louisiana, esta noite, 28 de Agosto, ou início de 29 de Agosto, precisamente sete anos depois do devastador furacão Katrina. Nova Orleães pode estar também na rota deste furacão, embora não seja tão poderoso como o outro.

Conhecendo o Monte Sharp através do robô Curiosity

Curiosity observou uma descontinuidade nas camadas que formam o Monte Sharp, o que está de acordo com as observações feitas pelas sondas em órbita. As camadas acima da descontinuidade (assinalada pelos pontos brancos) não revelam minerais hidratados, mas as da base revelaram a sua presença. Isto pode significar diferentes ambientes de formação das áreas acima e abaixo dessa linha - Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS

A imagem captada pela câmara do mastro do robô Curiosity mostra, em detalhe o terreno estratificado do Monte Sharp, localizado no centro da cratera Gale, onde o veículo pousou.
A foto de alta resolução revela uma forte descontinuidade nos estratos acima e abaixo da linha de pontos brancos. Os estratos acima estão muito inclinados (descendo da esquerda para a direita) em relação aos de baixo. A inclinação dos estratos acima da linha de pontos brancos não é visível a partir da órbita. Esta situação pode acontecer na Terra devido a actividade tectónica ou vulcânica.
Esta descoberta do Curiosity está de acordo com os dados obtidos a partir de órbita. Há já algum tempo que as observações das sondas que orbitam Marte indicaram que as partes mais baixas do Monte Sharp, abaixo da linha de pontos brancos, são compostas por estratos onde existem minerais hidratados. No entanto, essas mesmas observações orbitais não revelaram minerais hidratados nos estratos superiores, acima da linha.
A observação do Curiosity pode evidenciar diferentes ambientes de formação para os estratos acima (sem minerais hidratados) e abaixo da linha de pontos brancos (com minerais hidratados). A descontinuidade detectada pode representar uma "discordância", ou uma área onde o processo de sedimentação parou (deixou de haver água?).

Robô Curiosity transmitiu a primeira voz humana gravada a partir de Marte

Impressionante imagem da base do Monte Sharp, destino de estudo do robô Curiosity. As suas camadas geológicas guardam muita da história de Marte e que o robô quer descobrir. A imagem é parte de uma maior obtida pela câmara do mastro (MastCam) do Curiosity, em 23 de Agosto de 2012. A cor foi melhorada para mostrar a paisagem de Marte sob condições de iluminação semelhantes às da Terra, o que ajuda a analisar o terreno. O monte pontiagudo no centro da imagem tem cerca de 300 metros de diâmetro e 100 metros de altura - Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS

O robô Curiosity retransmitiu a primeira gravação da voz humana feita na Terra e enviada para outro planeta.
As palavras foram proferidas por Charles Bolden, administrador da NASA, e enviadas para o robô em Marte, via rádio, e transmitidas de volta para o Deep Space Network (DSN), da NASA. Na sua mensagem via planeta vermelho, Charles Bolden congratulou os funcionários da NASA e os parceiros comerciais e governamentais da agência pelo sucesso do Curiosity (ouvir mensagem neste endereço), e não esqueceu o sonho americano de uma viagem tripulada a Marte.
"Curiosity vai trazer benefícios para a Terra e inspirar uma nova geração de cientistas e exploradores, enquanto se prepara o caminho para uma missão humana num futuro não muito distante ", disse Bolden na sua sua mensagem gravada.
Embora a importância desta experiência de aúdio possa ser em grande parte simbólica, os cientistas da NASA esperam que signifique uma maior presença humana em Marte.
"Com esta voz, outro pequeno passo foi dado para alargar a presença humana para lá da Terra, e a experiência de explorar outros mundos está um pouco mais perto de todos nós", disse Dave Lavery, executivo do programa do Curiosity, invocando a famosa frase proferida pelo astronauta Neil Armstrong a partir da superfície da Lua, em 20 de Julho de 1969.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Tempestade Isaac chega ao Golfo do México sete anos depois do furacão Katrina

Tempestade tropical Isaac, observada pelo satélite Aqua da NASA, em 26 de Agosto de 2012 - Crédito: NASA Goddard MODIS Rapid Response Team

Nesta segunda-feira (27 de Agosto), Isaac era uma forte tempestade tropical, com ventos máximos de 100 quilómetros por hora. Deve tornar-se furacão, dentro de um ou dois dias, sobre as águas quentes do Golfo do México. Quando os seus ventos máximos atingirem os 119 quilómetros por hora, será classificada como furacão de categoria um.
Isaac apresenta um diâmetro de nuvens superior a 700 Km, enquanto os seus ventos tropicais se estendem até 390 Km do centro.
Actualmente, a tempestade tropical Isaac está localizada a cerca de 500 Km a sudeste da foz do rio Mississippi. O Centro Nacional de Furacões espera que Isaac possa passar a leste do Golfo do México depois de hoje, 27 de Agosto, e se aproximar do norte da costa do Golfo, que vai desde a Louisiana ao noroeste da Flórida.

O gigante Bolaven e o anão Tembin

O pequeno Tufão Tembin (à esquerda) segue o gigante Bolaven através do Mar das Filipinas. A imagem foi obtida pelo satélite Terra da NASA, em 27 de Agosto de 2012 - Crédito: NASA Goddard MODIS Rapid Response Team

O satélite Terra da NASA captou esta impressionante imagem do gigante Tufão Bolaven, seguido do Tufão Tembin (canto inferior esquerdo), com quase metade do tamanho, ambos movendo-se no Mar das Filipinas. Taiwan está encaixada entre os dois tufões. A imagem foi obtida esta segunda-feira 27 de Agosto, pelas 2:40 h UTC. Bolaven recentemente passou pela ilha Okinawa, no Japão, e move-se através do Mar Amarelo com ventos máximos de 129,6 quilómetros por hora. Actualmente está localizado a cerca de 703.8 km ao sul-sudoeste de Seul, na Coreia do Sul, movendo-se para o norte-noroeste e devendo atingir terra firme no sudoeste da Coréia do Norte, em 28 de Agosto. Espera-se que o Tufão Bolaven enfraqueça um pouco ao atravessar as águas frias do Mar Amarelo.
O Tufão Tembin foi localizado a cerca de 444.5 Km ao sul-sudoeste de Taipei, em Taiwan. Apresenta ventos máximos de 120,4 quilómetros por hora. Espera-se que se mova para norte, passe Taiwan no próximo par de dias e continue o seu percurso no Mar Amarelo atrás do Tufão Bolaven. Deverá terminar em terra firme no sudeste da China, perto da fronteira com a Coreia do Norte, no fim-de-semana.
Fonte: NASA

Link relacionado:
Pescadores chineses morrem em águas sul-coreanas após tufão

Degelo no Árctico atingiu o mínimo, desde que é observado por satélite

A imagem mostra a extensão do gelo do mar Árctico, em 26 de Agosto de 2012, o mínimo valor registado em mais de três décadas de medições por satélite. A linha marca a extensão mínima média no período que abrange 1979-2010, tal como medido pelos satélites. O tamanho deste mínimo está em declínio a longo prazo. A extensão a 26 de Agosto 2012 quebrou o recorde anterior, estabelecido em 18 de Setembro de 2007. Mas a temporada de degelo 2012 ainda não terminou - Crédito: Scientific Visualization Studio, NASA Goddard Space Flight Center

A extensão do gelo marinho que cobre o Oceano Ártico diminuiu, tendo atingido o menor valor das últimas três décadas, desde que a calota polar é observada por satélite. A informação é dada pelos cientistas da NASA e do National Snow and Ice Data Center (NSIDC), apoiadao pela NASA, em Boulder, Colorado.
A extensão de gelo no mar Árctico, em 26 de Agosto de 2012, medida pelo satélite do Defense Meteorological Satellite Program dos Estados Unidos, foi de 4,1 milhões de quilómetros quadrados, ou 70.000 quilómetros quadrados inferior ao valor medido em 18 de Setembro de 2007, 4,17 milhões de quilómetros quadrados.

Alterações climáticas ameaçam os morcegos

Morcego raposa-voadora de grande tamanho Pteropus poliocephalus, nativo da Austrália. Em 2009, morreram cerca de 30.000 animais deste género na Austrália, devido a factores climáticos adversos - Crédito: wikipédia

As alterações climáticas ameaçam o futuro de muitas espécies de morcegos, alertam os cientistas. Um estudo, publicado na revista científica Mammal Review, denuncia os efeitos das mudanças de temperatura nestes mamíferos e admite que podem ser muito piores, se a temperatura continua a aumentar. Estas espécies são consideradas muito importantes pelo papel ecológico e económico que desempenham no ambiente, especialmente por ajudarem a controlar os insectos e a polinizar e dispersar as sementes de um grande número de plantas.
Uma equipa de investigadores analisou como o aumento de temperatura pode afectar diversas espécies de morcegos, da Europa e América do Norte, e concluiu que a alimentação, o tamanho dos morcegos, a sua dispersão e os locais de reprodução já estão a ser afectados. Como um em cada cinco mamíferos do planeta é morcego, as proporções dos danos causados poderão ser muito grandes, segundo os cientistas.

Cão reaprende a andar com patas artificiais


Na cidade de Fresnillo, México, um grupo de criminosos cortou as patas dianteiras do cão Pay de Limón (Torta de Limão). Ele foi levado para o abrigo Milagros Caninos, onde conseguiu umas próteses a que se está a adaptar de forma gradual. Os aparelhos foram obtidos através de doações.
Fonte: Estadão.br

domingo, 26 de agosto de 2012

"Piscando" à Lua, em homenagem a Neil Armstrong

A Lua observada em Bragança, em 26 de Agosto de 2012

No comunicado oficial a confirmar a sua morte, a família de Neil Armstrong pede que a memória do ex-astronauta seja respeitada por todos os que o admiram. "Para aqueles que eventualmente perguntarem o que podem fazer pela memória de Neil, temos um pedido simples. Lembrar o seu exemplo de serviço, responsabilidade e modéstia. E da próxima vez que andarem pela rua numa noite clara e olharem a Lua sorrindo para vocês lá de cima, pensem em Neil e deem-lhe uma piscadela", diz o texto.
E a máquina disparou esta noite numa pequena homenagem a Neil Armstrong, com toda a minha admiração, desde aquele "salto gigante para a humanidade", em 20 de Julho de 1969, na superfície lunar.

Poderoso Tufão Bolaven chega ao Japão e a tempestade tropical Isaac à Flórida

Tufão Bolaven, observado pelo satélite Terra da NASA, movendo-se no Mar das Filipinas, em 24 de Agosto de 2012 - Crédito: NASA Goddard MODIS Rapid Response Team

Em 24 de Agosto de 2012, pelas 2:40 UTC, o satélite Terra da NASA observou o Tufão Bolaven e captou uma imagem da tempestade, onde é claramente visível um olho. Imagens de infravermelhos do satélite Aqua mostram também um olho bem definido, com uma banda de trovoadas fortes.
O olho do Tufão Bolaven tornou-se evidente enquanto a tempestade se intensificou para um furacão categoria quatro, de acordo com a escala de Saffir-Simpson. O centro do Bolaven estará perto da ilha japonesa de Okinawa, no domingo, 26 de Agosto, por indicação do centro Joint Typhoon Warning Center.
Um tufão de categoria quatro tem ventos máximos entre 209 e 251 quilómetros por hora. Para esta categoria, a escala de Saffir-Simpson prevê danos catastróficos, como danos graves em construções, mesmo que sejam bem construídas. A maioria das árvores tomba ou é arrancada e os postes de energia são derrubados, o que poderá isolar áreas residenciais. A falta de energia irá durar semanas, possivelmente meses. A maior parte da área ficará inabitável durante semanas ou meses.

sábado, 25 de agosto de 2012

Faleceu Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar a Lua

O astronauta Neil A. Armstrong é fotografado por Aldrin no interior do módulo lunar Eagle, depois de um passeio na Lua, em 20 de Julho de 1969 - Crédito: wikimedia commons

O astronauta Neil Armstrong faleceu hoje, com 82 anos. Em 7 de Agosto de 2012, Armstrong foi submetido a uma cirurgia ao coração e não conseguiu resistir à doença. O seu nome fica na história do século XX e da humanidade por ser o primeiro homem que pisou a Lua.
Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins foram os tripulantes da missão Apollo 11, a primeira que pousou na Lua o seu módulo lunar Eagle, em 20 de Julho de 1969. Como comandante da missão, Armstrong foi o primeiro a descer e a pisar o solo lunar, tendo pronunciado a frase que se tornou famosa na Era Espacial: "Um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a humanidade".

Imagens restauradas dos primeiros passos de Neil Armstrong sobre a superfície do nosso satélite, "um pequeno passo" que fez parar quase todo o mundo e que também o mudou para sempre.


Tempestade tropical Isaac fez adiar o lançamento de satélites da NASA

A tempestade tropical Isaac move-se no mar das Caraíbas em direcção ao sudoeste da Flórida, onde deve chegar no domingo (26 de Agosto), intensificando para furacão - Crédito: NASA TV

A NASA adiou o lançamento das sondas gémeas Radiation Belt Storm Probes (RBSP) devido à tempestade tropical Isaac, que está a aproximar-se da Flórida e já influenciou as condições atmosféricas na região.
Como medida de precaução, a equipa da missão decidiu retirar o foguetão Atlas V, contendo os dois satélites, para fora da plataforma de lançamento, recolhendo a um hangar de protecção, na Base Espacial da Força Aérea, no Cabo Canaveral, Flórida.
A nova tentativa de descolagem não será antes de 30 de Agosto de 2012. A tempestade tropical Isaac deverá atingir a força de furacão no sudoeste da Florida, domingo (26 de Agosto), de acordo com o Nacional Hurricane Center (NHC) (Centro Nacional de Furacões), onde a tempestade se fará sentir mais.
Actualmente, encontra-se a cerca de 150 Km a leste-sudeste de Guantánamo, em Cuba, com ventos máximos de 95 quilómetros por hora, movendo-se para noroeste, em direcção à Florida.

Activistas do Greenpeace ocupam uma plataforma petrolífera para defender o Árctico

Activistas do Greenpeace escalam a plataforma petrolífera da companhia Gazprom, em 24 de Agosto, para proteger o Árctico - Crédito: Denis Sinyakov / Greenpeace

Um grupo de activistas do Greenpeace ocuparam, esta sexta-feira (24 de Agosto) a plataforma petrolífera Prirazlómnaya, da empresa russa Gazprom, localizada na zona do mar de Pechora, ao sul do mar de Barents, no Oceano Glacial Árctico.
Os seis activistas, entre os quais estava Kumi Naidoo, o director da organização, escalaram com cordas as Torres da plataforma, onde permaneceram algumas horas suspensos, interrompendo a actividade perfuradora da instalação flutuante.
A acção faz parte da nova campanha de protecção do Árctico. O objectivo é fazer que a empresa Gazprom termine, para sempre, as perfurações à procura de petróleo naquele ambiente natural único.

Campeonato mundial de robôs 2012


Pela primeira vez a Grã-Bretanha realiza o Campeonato Mundial de Robôs. Neste ano de 2012, a cidade de Bristol recebe 26 equipas de universidades de todo o mundo e, ao contrário do que costuma acontecer, os robôs não jogam apenas futebol. Estão presentes competições noutros desportos como basquetebol, levantamento de peso e outros.
Para além da diversão, o evento pretende entusiasmar mais pessoas pela tecnologia e robótica.
Fonte: ÚltimoSegundo

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

"Ideias" brilhantes do Sol

CME solar em forma de lâmpada, captada pelo instrumento LASCO C2, em 20 de Agosto de 2012 - Crédito: NASA/SOHO

No início de uma série de ejecções de massa coronal (CME), em 20 de Agosto de 2012, o Sol emitiu uma CME em forma de bolbo, semelhante a uma lâmpada, com uma borda exterior fina e um núcleo incandescente brilhante, no seu centro.
A imagem foi obtida com o instrumento Large Angle and Spectrometric Coronagraph (LASCO) C2 do Observatório Solar e Hehiosférico (SOHO), que tira imagens da coroa solar, bloqueando a luz que vem directamente do Sol com um disco. A posição do disco solar é indicada nas imagens pelo círculo branco. A imagem mostra a coroa solar interna até 8,4 milhões de quilómetros de distância do Sol.

Tesouros escondidos do Telescópio Espacial Hubble 2012

Conjunto de imagens Hubble, tesouros escondidos premiados em 2012 - Crédito: NASA/ESA

O público foi convidado a ajudar a encontrar imagens do Hubble espalhadas entre os dados científicos do arquivo do telescópio e que, mesmo sendo bonitas, não eram conhecidas pela maioria das pessoas.
Estas imagens, conhecidas como "tesouros escondidos" (hidden treasures), foram seleccionadas e premiadas as 10 melhores nas categorias de imagens processadas e imagens básicas.
Os tesouros escondidos do Hubble podem ser apreciados na página web Hubble/ESA.

Tempestade tropical Isaac no Oceano Atlântico

Tempestade tropical Isaac observada do espaço, através de satélites, em 24 de Agosto de 2012, enquanto se move através do Mar das Caraíbas - Crédito: NASA Goddard MODIS Rapid Response Team

Em 24 de Agosto de 2012, o satélite Aqua, da NASA, captou uma imagem da tempestade tropical Isaac, enquanto se movia no Mar das Caraíbas Oriental. É bem visível a grande extensão da tempestade, com ventos estendendo-se 297,7 km a partir do centro, o que a torna numa tempestade com cerca de 595,5 Km de diâmetro.
Isaac tornou-se numa tempestade tropical no Atlântico central, em 21 de Agosto, deslocando-se para oeste em direcção às Caraíbas. Desde então, Isaac não tem alterado muito a sua intensidade, mas o Centro Nacional de Furacões do NOAA (NHC) (National Hurricane Center ) espera que atinja o status de furacão durante o fim-de-semana de Agosto 25-26 de 2012.
Nesta sexta-feira (24 de Agosto), o NHC emitiu alguns alertas e avisos para a área das Caraibas, nomeadamente Haiti, República Dominicana, Santiago de Cuba, Bahamas sudeste, etc, à medida que Isaac intensifica lentamente.

Sondas espaciais gémeas vão estudar a radiação dos Cinturões de Van Allen

As sondas Radiation Belt Storm vão estudar os cinturões de radiação Van Allen que envolvem a Terra, para ajudar a proteger o nosso planeta - Crédito: JHU/APL, NASA

A NASA adiou o lançamento das naves espaciais gémeas Radiation Belt Storm Probes (RBSP), que devia acontecer esta sexta-feira (24 de Agosto), devido a um problema técnico no sistema de rastreamento que monitora o foguetão da missão.
O foguetão Atlas 5, transportando as duas naves, agora está programado para descolar no sábado, 25 de Agosto, a partir da Base da Força aérea do Cabo Canaveral, na Flórida.
As sondas fazem parte de um projecto de dois anos para estudar o ambiente de radiação que envolve a Terra. Para isso, as sondas gémeas vão voar em formação para explorar os cinturões de radiação de Van Allen (Van Allen Radiation Belts) que circundam o nosso planeta.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

41 novos planetas Kepler em 20 sistemas estelares

O diagrama mostra os novos planetas em órbita apresentados em verde, juntamente com os candidatos a planetas não confirmados, no mesmo sistema, em violeta. Os sistemas estão ordenados horizontalmente por ordem crescente do número Kepler e designação KOI e verticalmente por período orbital - Crédito: Jason Steffen, Fermilab Center for Particle Astrophysics (clicar na ligação para ampliar)

Dois trabalhos independentes, apresentados recentemente, confirmam 41 novos planetas em órbita em 20 sistemas estelares no campo de visão do Kepler.
Os estudos estão sob revisão científica de pares. Se forem aceites, estes resultados podem aumentar o número de planetas Kepler confirmados em mais de 50 por cento: para 116 planetas hospedados em 67 sistemas, mais de metade dos quais contêm mais que um planeta.

Tufões Tembin e Bolaven no Mar das Filipinas

Tufões Tembin e Bolaven no Mar das Filipinas, observados pelo satélite Aqua da NASA, pelas 04:35 UTC (12:35 EDT) em 23 de Agosto de 2012 - Crédito: NASA MODIS Rapid Response Team

O satélite Aqua da NASA observou os tufões Tembin e Bolaven no Mar das Filipinas, esta quarta-feira (23 de Agosto) pelas 4:35 UTC. As imagens mostram que têm tamanhos aproximadamente semelhantes, cerca de 280 milhas náuticas ou 518,6 Km de diâmetro. Constituem uma dupla preocupação que irá deixar no seu caminho chuvas fortes, rajadas de vento e mar agitado no Mar das Filipinas.

Passeio espacial dos cosmonautas russos da ISS

Caminhada espacial do cosmonauta russo Gennady Padalka, comandante da ISS, em 20 de Agosto de 2012 - Crédito: NASA/ISS

O cosmonauta russo Gennady Padalka, comandante da Expedição 32, participa numa actividade fora da estação (extravehicular activity ou EVA), em 20 de Agosto de 2012, para continuar a equipar a Estação Espacial Internacional (ISS).
Durante a caminhada espacial, que durou cinco horas e 51 minutos, Padalka e o cosmonauta russo e engenheiro de voo Yuri Malenchenko (fora da imagem), instalaram uma protecção contra meteoritos no exterior do módulo de serviço russo Zvezda e lançaram um pequeno satélite científico, entre outros trabalhos.

Erupção do vulcão Tungurahua, do Equador, obriga a evacuar moradores da área


A lava expelida pelo vulcão Tungurahua, do Equador, obrigou a evacuar muitas famílias que vivem nas proximidades.
O Tungurahua fica no cimo de uma montanha com 5.023 metros de altura, situada a 84 quilómetros a sudeste da capital do país, Quito.
A erupção, considerada moderada a forte, originou nuvens de cinzas e vapor até 4 Km de altura, atingindo muitas aldeias que tiveram de ser abandonadas.
Fonte: ÚltimoSegundo

A Humanidade já esgotou o seu orçamento ambiental para este ano

Se o consumo actual continuar, antes de meados do século a humanidade vai precisar dos recursos equivalentes a duas Terras - Crédito: wikipédia

Quarta-feira, 22 de Agosto de 2012 (Dia do Défice Ecológico), marca a data em qua a humanidade esgotou o seu orçamento ambiental para o ano, segundo os dados da Global Footprint Network, entrando em défice ecológico.
Isto significa que em oito meses os seres humanos esgotaram todos os recursos que o planeta pode fornecer e o dióxido de carbono (CO2) que pode absorver de forma sustentável neste ano. Como consequência, no resto do ano vamos sobre-explorar os recursos naturais e acumular CO2 na atmosfera, isto é, a passamos a viver a crédito do planeta e à custa das futuras gerações, desbaratando o seu património natural.
Em 1992, o nosso consumo de recursos por um ano ultrapassou a capacidade de reposição do planeta em 21 de Outubro. Em 2002, foi em 3 de Outubro. Dadas as tendências de consumo actuais, o défice ecológico chega mais cedo cada ano que passa.

O zoo de Londres mede e pesa os seus mais de16 mil animais


Os funcionários do zoológico de Londres estão a pesar e a medir os 16 mil animais de 750 espécies diferentes - desde pequenos insectos a mamíferos gigantes - que o zoo abriga.
O director do zoológico, David Field, considera que estes dados são fundamentais para que a instituição possa cuidar melhor dos seus animais no futuro, através do conhecimento dos valores padrões correctos. As informações serão compartilhadas com outros zoos.
Fonte: ÚltimoSegundo

As grandes planícies no norte de Mercúrio

Grandes planícies no norte de Mercúrio, imagem obtida pela sonda MESSENGER - Crédito: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington

A imagem, captada em perspectiva pela sonda Messenger, mostra o norte de Mercúrio em cores, de acordo com a topografia da superfície. O roxo representa as áreas mais baixas e o branco as mais altas. A variação de alturas em Mercúrio vai até 10 Km.
As grandes planícies do norte, que se estendem para lá da parte visível do planeta, são mais baixas que as áreas vizinhas. Quase na parte central da imagem, estão as crateras Rubens e Monteverdi, com diâmetros aproximados de 159 Km e 134 Km, respectivamente.
A sonda Messenger é a primeira a orbitar o planeta Mercúrio, que ela estuda utilizando sete instrumentos científicos que tem a bordo e, ainda, investigação científica de rádio, para tentar descobrir a história e evolução do planeta mais interno do nosso Sistema Solar.
Durante o seu primeiro ano de missão científica, Messenger adquiriu cerca de 88.746 imagens e muitos outros dados. Actualmente, encontra-se numa fase de prolongamento de um ano da missão em Mercúrio, em que se espera obter outras 80.000 fotos a mais, para apoiar os objectivos científicos da sonda.
Fonte: MESSENGER

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Adeus às lâmpadas incandescentes

Crédito: wikipédia

A partir do próximo 1 de Setembro, as lâmpadas incandescentes tradicionais deixam de ser fabricadas na União Europeia, depois de mais de 130 anos da sua descoberta por Thomas Alva Edison.
A directiva Ecodesign 2009/125/CE fixa a eliminação progressiva, entre 2009 e 2012, das lâmpadas incandescentes em toda a União Europeia. As primeiras a desaparecer do mercado foram as de 100 W, em 2009, seguindo-se as de 75 W, no ano seguinte, e continuou com as de 60 W, até à eliminação total em 2012.
A medida pretende reduzir o consumo energético mas também os resíduos gerados por estes dispositivos. Os consumidores poderão adoptar lâmpadas de nova geração, como as de halogéneo, fluorescentes compactas, etc.

Curiosity já deu um pequeno passeio em Marte

Curiosity deixa marcas na superfície de Marte, durante o seu primeiro teste de condução bem sucedido, em 22 de Agosto de 2012. A imagem foi tirada com a câmara frontal Hazard-Avoidance, que tem uma lente olho de peixe.  - Crédito: NASA/JPL-Caltech

A imagem mostra as marcas deixados pelas rodas do robô Curiosity durante o seu primeiro passeio na superfície de Marte, esta quarta-feira (22 de Agosto de 2012).
Segundo os técnicos da NASA, o teste de condução foi bem sucedido. O robô avançou 4,5 metros, girou 120º e, em seguida, retrocedeu 2,5 metros. Agora, o Curiosity está estacionado a 6 metros do local de pouso, que foi designado por Landing Bradbury (Pouso Bradbury), numa homenagem ao escritor americano de ficção científica e terror Ray Bradbury, falecido em Junho deste ano.
Bradbury foi um dos escritores mais famosos do século XX, com muitas das suas obras adaptadas à televisão ou filmes. Um dos seus trabalhos, Crónicas Marcianas (no original "The Martian Chronicles") é um livro de contos de ficção científica de 1950, cujo tema recorrente é a colonização de Marte por humanos com problemas e eventualmente vindos de uma Terra sob a iminência de ser devastada pela Guerra Atómica.
Mais imagens na Galeria do Curiosity
Fonte: NASA

Avariou-se um sensor do instrumento espanhol REMS, durante o pouso do Curiosity

Sensor UV no convés do Curiosity, mede a radiação ultravioleta na superfície de Marte. É um dos sensores do instrumento científico espanhol REMS. A imagem mostra as pequenas rochas e pó que atingiram o veículo na aterragem - Crédito: NASA/JPL-Caltech

Avariou-se um dos sensores do instrumento espanhol de observação meteorológica, a bordo do robô Curiosity, provavelmente na última parte da descida sobre a superfície de Marte.
Técnicos da NASA disseram que os danos podem ter acontecido durante o pouso, quando o veículo foi atingido por pequenas pedras e pó, como mostram as imagens recebidas.
O cientista espanhol Javier Gómez Elvira, principal investigador do instrumento, conhecido pelas iniciais em inglês REMS ('Rover Environmental Monitoring Station'), reconheceu em conferência de imprensa que se tinha "perdido a capacidade de medir os ventos na parte posterior do explorador". No entanto, o sensor da frente do veículo tem "toda a capacidade original".
REMS é um dos dez instrumentos científicos transportados pelo Curiosity para Marte. Foi concebido, desenvolvido e montado inteiramente em Espanha. É uma estação de monitorização ambiental para ajudar a compreender a atmosfera de Marte.

Prémios Eureka distinguem as melhores imagens de ciência


Todos os anos os Prémios Eureka distinguem as as melhores fotografias científicas, pela sua excelência em comunicar de forma eficaz os diversos aspectos da ciência.
Os prémios são apresentados pelo Museu Australiano e só podem concorrer fotógrafos do país. Este ano de 2012, os organizadores já seleccionaram as 10 melhores imagens representando elementos variados da ciência. O vencedor será anunciado no dia 28 deste mês.
As imagens podem ser vistas aqui ou aqui
Fonte: Eureka Prizes via El Mundo.es

Cientistas criam robô capaz de camuflar-se

Robô com camuflagem é baseado em criatturas marinhas com a mesma característica, como o polvo ou as lulas (reprodução)

Cientistas da Universidade de Harvard criaram um robô capaz de camuflar-se en diversos habitats através de um dispositivo que muda a cor.
A máquina é baseada em criaturas marinhas como o polvo e a lula, que são especialistas em confundir-se com o seu ambiete e, tal como eles, o robô tem uma forma semelhante, com um corpo suave, elástico e de grande flexibilidade.
O novo robô está fabricado com polímeros de silicio e os seus movimentos produzem-se através de um jacto de ar comprimido proveniente de pequenos cilindros situados nas suas "patas". Além de mudar de cor, a máquina também pode bombear líquidos quentes ou frios para conseguir também uma camuflagem térmica, assim como utilizar líquidos fluorescentes para brilhar no escuro, podendo ser detectado mais facilmente em algumas situações.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Vídeo: Céu nocturno em Portugal


O vídeo reúne várias dezenas de imagens captadas pelo astrofotógrafo Miguel Claro em Portugal, criando uma incrível visão do céu nocturno que inclui, entre outros, património histórico reconhecido mundialmente pela UNESCO, como o templo de Diana, em Évora, ou estruturas como a Ponte 25 de Abril, em Lisboa.
A Via Láctea é vista na região da Rota Dark Sky Alqueva, distinguida como uma das primeiras reservas de céu escuro do mundo certificada como "Star Light Tourism Destination".
" O próprio efeito da poluição luminosa existente nas grandes cidades ganha a sua magia pela forma peculiar como é captada em cada uma das imagens reveladas neste vídeo."
O vídeo compila imagens, através da técnica Time Lapse Photography, patentes no livro "astroFotografia - Imagens à luz das estrelas" de Miguel Claro, publicado pela editora Centro Atlântico.

Robô Curiosity estende o seu braço robótico pela primeira vez

Curiosity estendeu, pela primeira vez, o seu braço robótico em Marte e utilizou a câmara de navegação para tirar uma imagem de alta resolução da parte final do braço estendido, em 20 de Agosto de 2012. O dispositivo em revólver, incluindo os instrumentos montados, tem cerca de 60 cm de diâmetro e 30 Kg de peso - Crédito: NASA/JPL-Caltech

O robô Curiosity movimentou o seu braço robótico, pela primeira vez, ontem (20 de Agosto) desde antes do seu lançamento, em Novembro de 2011.
O braço, que tem 2,1 metros de comprimento, manobra um conjunto de ferramentas montadas em revólver, incluindo uma câmara, uma broca, um espectrómetro, uma colher e mecanismos para peneirar e formar amostras de rochas e solo em pó.
O braço será utilizado para obter amostras para o laboratório e colocar outros instrumentos na superfície de Marte. No entanto, ainda terá que ser testado e calibrado antes de recolher amostras para serem analisadas dentro do robô. As manobras de segunda-feira mostram que o braço está a funcionar correctamente. Foi recolhido novamente, como preparação para o primeiro passeio do Curiosity, a realizar brevemente.
Fonte: NASA

Imagem de Phobos, a maior lua de Marte, comemora os 135 anos da sua descoberta

Phobos, a maior lua de Marte, fotografada a três dimensões, a 100 Km de distância pela sonda Mars Express, da ESA, em 9 de Janeiro de 2011. À direita da imagem, pode ver-se o perfil da cratera gigante Stickney  - Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum)

A Agência Espacial Europeia (ESA) comemorou os 135 anos da descoberta de Phobos, a maior das duas luas de Marte, publicando nesta segunda-feira (20 de Agosto) uma nova fotografia do satélite, em 3D e com grande detalhe, obtida pela nave espacial Mars Express.
A lua Phobos foi descoberta a 18 de Agosto de 1877 pelo astrónomo Asaph Hall, seis dias depois de ter descoberto Deimos, a outra lua de Marte e a mais exterior. É o satélite natural conhecido mais próximo do planeta que orbita, a apenas 6000 quilómetros de distância da superfície marciana (em média, a Lua está a 384.000 quilómetros de distância da Terra).
Phobos é pequeno, com tem 27 quilómetros de altura por 22 de largura e 18 quilómetros de espessura. A sua superfície está coberta de crateras. A imagem foi tirada quando a sonda passou a 100 Km da lua, e mostra o perfil da cratera gigante de Phobos (6,8 Km de diâmetro), Stickney, que se vê no lado direito.
A proximidade da lua ao planeta mãe significa que completa a sua órbita mais rapidamente que a rotação de Marte. Um observador na superfície do planeta vermelho veria Phobos nascer e por-se duas vezes por dia. No entanto, a órbita de Phobos está a diminuir, o que poderá provocar o seu fim dentro de alguns milhões de anos. Quando o satélite se aproximar demasiado de Marte, provavelmente vai partir-se e formar um anel de detritos à sua volta, antes de colidir com a superfície do planeta.
Fonte: ESA

NASA anuncia InSight - a próxima missão a Marte

Ilustração do robô InSight,m da NASA, colocando o seu sismógrafo e experiências de fluxo de calor em Marte - Crédito: NASA / JPL-Caltech

Duas semanas apenas depois do bem sucedido pouso do Curiosity em Marte, a NASA anunciou, em 20 de Agosto, a próxima missão científica ao Planeta Vermelho, prevista para 2016. Chama-se InSight, e tem como objectivo investigar o interior de Marte, tentando compreender a diferente evolução deste planeta em relação à Terra.
A nova missão InSight vai investigar se o núcleo de Marte é líquido ou sólido, e por que a sua crosta não parece ser formada por placas tectónicas, como a Terra. Os pesquisadores envolvidos dizem que esta informação poderá ajudar os cientistas a entender melhor como se formaram e evoluiram os planetas rochosos no sistema solar.
InSight, sigla em inglês que significa exploração Interior usando Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport, tem lançamento previsto para Março de 2016 e colocação de um robô na superfície de Marte, em Setembro do mesmo ano, para iniciar a missão científica de dois anos terrestres ou um ano marciano.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Número invulgar de trombas de água observadas num lago americano


Foram observadas nove trombas de água (tornados sobre a água), com ventos de até 100 quilómetros por hora, no Lago Michigan, nos Estados Unidos, no último sábado. Segundo o serviço meteorológico, o fenómeno é pouco vulgar no lago, mas a convergência de condições climáticas determinadas favoreceram o seu desenvolvimento.
  Fonte: ÚltimoSegundo

Incêndio florestal na ilha grega de Chios

Incêndio florestal da ilha grega Chios observado pelo satélite Terra da NASA, em 20 de Agosto de 2012 - Crédito: NASA/Modis(realtime)

Bombeiros gregos tentam apagar um grande incêndio florestal na ilha de Chios, no Mar Egeu Oriental, dificultados por ventos fortes.
O fogo começou sábado (18 de Agosto), e já destruiu cerca de 7.000 hectares de floresta e terras agrícolas, obrigando a evacuar os moradores de nove vilas e aldeias.

Chios é famosa pela produção de mastique, uma goma natural tipo resina, com sabor característico, e produzida apenas pelo lentisco ou aroeira (Pistacia lentiscus) que cresce em algumas partes da ilha. A resina cai em gotas as "Lágrimas de Chios". O fogo já destruiu mais de metade dos pomares de aroeira da ilha.
A resina de aroeira é uma importante fonte de rendimento para os habitantes da ilha, usada como uma goma de mascar natural, especiaria culinária e para fins farmacêuticos.
A resina mastique de Chios tem uma "denominação de origem protegida" da União Europeia, por isso o fogo não só prejudica os agricultores de Chios, mas também põe em perigo a oferta mundial do produto.
Os fogos florestais são comuns durante os verões quentes da Grécia, sendo que alguns são de origem criminosa. Actualmente estão activos mais cinco fogos noutras regiões do país. O governo grego já pediu ajuda de aviões, a Espanha e Itália, para combater as chamas.
Fonte: BBC